A Secretaria da Educação de Olímpia iniciou no último sábado (26), o terceiro curso de alfabetização promovido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, destinado a capacitar professores do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental e professores de Classes Multi-Seriadas.

O curso tem como tema “Trabalho Pedagógico na Perspectiva da Inclusão e da Interdisciplinaridade” e a orientação aos professores é dada por quatro orientadores de estudo. Nos anos de 2013 e 2014, o curso abordou a “Alfabetização em Língua Portuguesa” e a “Alfabetização em Matemática”, respectivamente.

O PNAIC, responsável pela elaboração do curso, é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no qual um compromisso formal é assumido pelos governos Federal, Estadual e do Município de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Neste ano, o curso tem a participação de 89 professores, divididos entre as quatro orientadoras (1º ano, Fábia Regonha; 2º, Fabiana Alencar; 3º, Maria Aparecida Pagliarini, e a sala multi-seriada, com Lizete Cardoso). Ele é dividido em cinco encontros, sendo os próximos agendados para 17 de outubro, 7 e 21 de novembro, e 5 de dezembro, tendo como local a Escola Municipal de Ensino Básico “Theodomiro da Silva Melo”, das 8 às 17h30. Em cada encontro será trabalhado, com todos os professores, cadernos com diferentes currículos sobre o tema do curso.

No primeiro encontro foi abordado o caderno 1, “Uma perspectiva da inclusão e da diversidade, as diretrizes curriculares nacionais na Educação Básica e o ciclo de alfabetização”. E os demais encontros abordarão os cadernos sobre “A criança no ciclo de alfabetização”, “A interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização” e o caderno para gestores “Gestão escolar no ciclo de alfabetização”.

“Os encontros apresentam estudos teóricos e os professores os levam para as salas de aula para praticar e desenvolver com os alunos, e depois apresentam os resultados no próximo encontro. Esta devolutiva visa mostrar o que deu certo e o que não deu, a proposta mais relevante, e um contribui com o outro. Na realidade é uma socialização do trabalho realizado em sala de aula”, ressalta a Coordenadora Municipal e do curso em Olímpia, Luciana Ferreira De Julle.