A qualidade da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia continua despontando no cenário nacional. O fato é comprovado pelo resultado do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta segunda-feira (03), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o relatório, os anos iniciais do Ensino Fundamental alcançaram Ideb 6.8, quando a meta projetada para 2017 era de 6.3, ou seja, 8% a mais do que a pontuação esperada. Vale ressaltar que, desde que o índice foi criado em 2007, a rede municipal sempre atingiu a meta estipulada, sendo que, inclusive, a nota de 2017 já está acima do que era previsto para ser alcançado até 2021.

O município também ficou acima do Ideb Nacional, que registrou 5.8, e do Ideb do Estado de São Paulo, cuja nota foi 6.6 para os anos iniciais do Fundamental. O resultado é calculado a cada dois anos.

Em relação às escolas participantes da pesquisa, a EMEB Theodomiro da Silva Melo atingiu nota 7.6, sendo a unidade com o melhor desempenho do município. Além disso, apenas uma das dez escolas não alcançou a meta, enquanto as demais cumpriram a projeção para 2017 e apresentaram crescimento em relação à nota de 2015.

Destaque ainda para a EMEB Washington Junqueira Franco, do distrito de Baguaçu, que conseguiu o maior crescimento do Ideb 2015 para 2017, passando de 6.3 para 7.1, e também para a EMEB Professor Maurício César Alves Pereira, que apresentou o maior índice alcançado (7.2) em relação à meta projetada (5.5).

A 3ª MELHOR ESCOLA ESTADUAL DO PAÍS

Em relação aos anos finais do Fundamental da rede estadual, Olímpia se destacou ainda mais, sendo que a Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino atingiu a terceira melhor nota em todo o país, com um Ideb de 7.2. Desde 2015, a escola já demonstrava um salto no desempenho quando atingiu Ideb 6.3, tendo saindo da nota 4.8 em 2013.

Na tarde desta segunda (03), o prefeito Fernando Cunha, acompanhado dos secretários municipais, Maristela Meniti (Educação) e Sargento Tarcísio (Agricultura, Comércio e Indústria), a dirigente regional de ensino, Solange Bellini, e supervisores de ensino estiveram nas duas escolas que mais se destacaram para parabenizar a equipe gestora, professores e alunos pela conquista.

“A Educação é a base da formação do cidadão e temos que cuidar do conhecimento desde o começo. É com muito orgulho que vemos o trabalho das escolas de nossa cidade colhendo bons resultados. Na rede municipal, o desempenho foi super positivo, e, para completar, temos ainda o Capitão com a 3ª maior nota do país. Isso nos dá ainda mais confiança para corrigir os pequenos problemas e investir cada vez mais na melhora do ensino”, destaca o prefeito Fernando Cunha.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Segundo o MEC, os resultados são importantes para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro e, assim, aprimorar a educação para que o país alcance níveis educacionais compatíveis com seu potencial de desenvolvimento.