Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal da Estância Turística de Olímpia apresentaram desempenho superior à média do Índice de Excelência Educacional (IEE) do Estado em 2023. Oito das dez unidades superaram o índice estadual de 6,31, com pontuações acima desse patamar (veja abaixo).
O IEE avalia o desempenho escolar com base nos resultados do SARESP, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O índice é calculado considerando as médias de proficiência e a taxa de aprovação escolar, além do número de alunos participantes.
Como parte de um esforço para promover a educação, o Governo de São Paulo anunciou que premiará escolas municipais que alcançarem excelentes resultados no SARESP de 2024.
A premiação, que faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, visa a alfabetização de 90% das crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental até 2026. Cada escola que atingir as metas estabelecidas receberá R$ 100 por aluno, com o prêmio a ser implementado em 2025.
O programa também estabelece metas individuais para cada escola, levando em conta a evolução das notas em comparação com os resultados anteriores no SARESP, a complexidade e o tamanho da unidade escolar, além do grau de vulnerabilidade e o histórico de desempenho.
A Secretária de Educação de Olímpia, Maria Cláudia Padilha, destacou “a importância do resultado positivo para o município, ressaltando o compromisso dos educadores e gestores locais”.
NOTAS – IEE 2023
- EMEB Theodomiro da Silva Melo – 7,73
- EMEB Prof. Reinaldo Zanin – 7,38
- EMEB Prof. Maurício César Alves Pereira – 7,20
- EMEB Washington Junqueira Franco – 7,02
- EMEB Prof. José Sant’Anna – 7,01
- EMEB Santo Seno – 6,95
- EMEB Joaquim Miguel dos Santos – 6,59
- EMEB Jardim Hélio Cazarini – 6,41
- EMEB Profª Zenaide Rugai Fonseca – 6,18
- EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira – 6,17