Os 80 alunos matriculados no Ensino Fundamental, anos iniciais, no Distrito de Ribeiro dos Santos, na EMEB Professor José Sant’anna, frequentarão uma escola totalmente nova, ampla, confortável e moderna. A prefeitura de Olímpia está investindo mais de R$ 1 milhão para dotar aquele distrito de uma instituição de ensino com equipamentos –incluindo ar condicionado –que garantirão o bem estar de alunos, professores e funcionários. No local funcionava, anteriormente, um projeto social, cuja estrutura foi aproveitada e totalmente remodelada.

“Na verdade nós já queríamos ter inaugurado”, diz a Secretária Eliana Bertoncello Monteiro. Mas, ainda está faltando a CPFL concluir a adequação da rede elétrica e instalar um transformador para a escola ser entregue. “Assim que for instalado este novo transformador nós mudaremos para lá. No prédio atual da escola já foi tudo encaixotado”, complementa Eliana.

O novo prédio está localizado na Rua Lucírio José da Silva, 144. Até então, a EMEB funcionava em prédio compartilhado com a EE Comendador Francisco Bernardes Ferreira, na Rua Dr. Oscar Werneck, 242. A nova escola atenderá alunos do 1º ao 5º ano. Terá cinco salas de aula, uma sala de Informática, dependências administrativas, pátio, cozinha, refeitório, “escovário” (espaço destinado para alunos fazerem a higiene bucal), banheiros masculino e feminino com acessibilidade, lavanderia, almoxarifado e banheiro para funcionários. Também está sendo construída uma mini quadra esportiva.

“Mas, independentemente da quadra ficar pronta, nós queremos nossos alunos lá (já neste ano letivo)”, observa Eliana. “Nem que a quadra demore mais um pouco, os alunos vão frequentar a escola em prédio próprio, sendo este  um sonho nosso muito antigo”, completou.

Para Eliana Monteiro, este investimento de recursos próprios, no setor da Educação, naquele distrito “reflete a atenção que a Administração dedica a Ribeiro dos Santos”. Eliana Monteiro ressalta que o prefeito Geninho, na verdade, nunca descuidou desta necessidade, “e assim que vislumbrou uma oportunidade de adequação do prédio, onde funcionava a sopa e a Assistência Social, já providenciou o investimento”.

“Havia esta preocupação do prefeito em atender aqueles moradores, porque funcionar duas escolas no mesmo prédio é uma dificuldade para ambas, na questão da merenda, na questão de ocupação da quadra, na questão do pátio, da limpeza, e por isso que a população queria muito que as crianças tivessem um prédio próprio. E agora este anseio está sendo atendido”, finalizou Eliana Monteiro.