Na próxima quarta-feira, dia 1º de agosto, 5.968 alunos da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia devem retornar às escolas para o início do segundo semestre do ano letivo.

Ao todo, o município possui 32 unidades escolares, sendo sete creches, 11 pré-escolas, e 10 escolas de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e quatro unidades escolares em parceria com a Organização da Sociedade Civil. As férias escolares, que marcaram o encerramento do primeiro semestre letivo, começaram no dia 2 de julho.

Durante o período de férias, dos 1.351 alunos matriculados em creches, apenas 187 continuaram frequentando as unidades. Segundo a secretária de Educação, Maristela Meniti, o baixo índice é resultado de um trabalho de conscientização das equipes escolares que incentiva os pais sobre a importância de passarem este tempo com os filhos.

Os professores retornam às atividades nesta sexta-feira, dia 27 de julho, com uma reunião pedagógica. Na próxima segunda e terça-feira, 30 e 31 de julho, será realizado o replanejamento de atividades para o 2º semestre.

O retorno às aulas também contempla os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos – e do AEE – Atendimento Educacional Especializado.

FOLCLORE

Apesar do retorno na próxima semana, as aulas em algumas escolas serão interrompidas a partir do dia 03 de agosto (sexta-feira), devido à realização do 54º Festival do Folclore de Olímpia. Neste período, oito unidades de Ensino Fundamental do município serão utilizadas como alojamento para os grupos participantes do festival. Para a educação infantil, nas modalidades creche e pré-escola, e unidades escolares dos distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos, as aulas seguirão normalmente.

Embora não haja atividades em sala de aula, os alunos passam a semana do evento envolvidos em atrações da festa como a gincana de brinquedos e o minifestival, nos quais vivenciam a história do folclore e realizam apresentações de danças típicas da cultura brasileira.

Nas unidades onde houve a pausa, as aulas serão retomadas a partir do dia 14 de agosto (terça-feira).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here