A partir de segunda-feira (23), e até o dia 31 deste mês, os alunos da rede municipal de ensino de Olímpia participarão da Prova Brasil. Desenvolvida pelo MEC em parceria com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

A partir do resultado da prova, as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade educacional, direcionando seus recursos técnicos e financeiros para as áreas identificadas como prioritárias. Além disso, o desempenho também serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um indicador nacional de qualidade da Educação.

A Prova Brasil é aplicada aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, na qual os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco em resolução de problemas. Além disso, eles preenchem um questionário socioeconômico, em que são fornecidas informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Segundo a secretária de Educação, Maristela Meniti, os alunos são preparados pelos professores e professores coordenadores durante todo o ano. “Eles participam da formação continuada em serviços, oficinas e cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação envolvendo leitura, escrita, produção de texto, matemática, dinâmicas, atividades práticas e metodologia de trabalho subsidiando, desta forma, a ação pedagógica do docente e, consequentemente, buscando melhorar o desempenho dos alunos na Prova Brasil”, afirma a secretária.

Em Olímpia, ao todo, 611 alunos do 5º ano realizarão a prova, de acordo com o cronograma definido pela secretaria de Educação. A aplicação terá início às 7h30 da manhã, com duração total de 2 horas, e, ao término, os estudantes terão mais 30 minutos para responder ao Questionário do Aluno com as informações socioeconômicas. É importante que nenhum aluno falte no dia da prova.

Cronograma de aplicação da Prova Brasil em Olímpia: