DA REDAÇÃO — Olímpia está acima da média nacional e estadual em termos de qualidade das oportunidades educacionais oferecidas aos seus alunos e está bem posição bem mais privilegiada do que as maiores cidades do País.

vista-parcial-2

Foi lançado no último dia 7 em São Paulo um novo índice que mostra como está a educação nos estados e municípios: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Ele é uma inciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.

IOEBE neste novo índice brasileiro da Educação a nota de Olímpia, em uma escala de 0 a 10 foi de 5,3, acima da média nacional, 4,5 e do Estado, 5,1. O município ocupa a 177ª posição do ranking brasileiro. Uma cidade da região, Novo Horizonte, alcançou 5,8 e está em quinto lugar no País.

20130429125953

O IOEB é um índice que calcula a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas por municípios e estados, e foi criado para ser uma ferramenta que busca apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira, estimulando os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo o ecossistema educacional.

O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar.

O indicador é composto de outros sete componentes: Ideb nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, taxa líquida de matrícula do ensino médio, escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil. Os dados podem ser consultados no site da plataforma, lançada no último dia 7 pelo site ioeb.org.br.

RANKING

ioeb-criancas-fora-escolaNo ranking dos municípios brasileiros, a primeira capital a aparecer é São Paulo, em 1.387º lugar, com a nota 4,8.

As três primeiras posições do ranking são ocupadas por municípios cearenses: Sobral, Groaíras e Porteiras.

Novo Horizonte, com apenas 36 mil habitantes, é a primeira cidade do Estado de São Paulo a constar na lista.

Já no ranking dos Estados, São Paulo está em primeiro lugar, seguido  por Minas Gerais e Santa Catarina. O Pará está em último lugar. Já o Ceará, que tem o melhor município, ficou em quinto.

IOEB x IDEB

a620ae9195895e6111b19af9101d608dDiferentemente do Ideb, criado por Fernandes quando presidia o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Ioeb não será utilizado de maneira oficial pelos governos.

Apesar de utilizar somente dados do Censo Escolar e do Ideb, o índice foi criado em uma entidade privada, o Centro de Liderança Pública (CLP), com apoio da Fundação Lemann, da Fundação Roberto Marinho e do Instituto Península.