A Estância Turística de Olímpia contará, a partir de 2018, com um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). A unidade oferece formação de ensino superior de forma gratuita, por meio do sistema EAD (Educação a Distância), onde o aluno paga somente a inscrição para participar do vestibular.

A relação dos municípios contemplados foi divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo na última sexta-feira (27).

A carta de intenção de Olímpia foi assinada pelo prefeito Fernando Cunha (veja abaixo) e entregue para diretoria da Univesp e ao vice-governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, por meio do secretário de Governo, Guto Zanette e do vereador Fernandinho Silva.

“É com grande alegria que anunciamos essa novidade para a população olimpiense. Nossos jovens terão a oportunidade de cursar uma universidade de alto nível e de se prepararem para o disputado mercado de trabalho. Os cursos terão o padrão de qualidade das universidades públicas paulistas”, comemorou o prefeito Fernando Cunha.

As Prefeituras classificadas receberão agora as orientações técnicas para instalação da universidade virtual e devem indicar ao governo o local de funcionamento e os cursos que serão implantados. As cidades podem começar com pelo menos dois cursos dos sete oferecidos, que são pedagogia, matemática, engenharia de produção, engenharia da computação, contabilidade, tecnologia em gestão pública e tecnologia em jogos virtuais. Em Olímpia, as secretarias de Educação e Governo já estão estudando um local para abrigar o polo.

O vestibular para seleção dos alunos acontecerá em janeiro, para início das aulas em fevereiro. Os professores da Univesp são da USP, Unicamp e Unesp. São oferecidas 50 vagas para cada curso, com aulas presenciais a cada 15 dias.

Mas, o polo funciona de segunda à sexta-feira, no período noturno, para que os alunos possam estudar, fazer pesquisas e exercícios, caso não tenham condições de fazer em casa.