Conciliar os estudos com diversão é um desafio para os educadores. Imagine, então, exercitar a competitividade, o trabalho em equipe e o controle emocional de forma descontraída enquanto é desenvolvido o raciocínio lógico. É com essa premissa que Olímpia participará da VIII Olimpíada de Jogos de Raciocínio com estudantes da Escola Municipal de Educação Básica “Professor José Sant’anna”.

O torneio é composto por quatro fases, online e presencial, realizado inteiramente com jogos educativos.

Os alunos começam logo nas duas primeiras fases do torneio jogando entre si de maneira 100% digital e interatival.

No “Esquenta” os estudantes têm acesso ao portal de jogos de raciocínio para praticarem 24 horas por dia com alunos de todo o Brasil e do mundo, iniciando a jornada com muito raciocínio lógico e diversão. Na 2ª fase, a Classificatória, que começa hoje, dia 28, é para valer. Com a participação de mais de 280 equipes de todo o Brasil, essa etapa selecionará as 23 melhores equipes para a Fase Nacional, presencial, em São Paulo.

Ao final da participação na capital paulista, a última fase do torneio acontecerá em Halkidhiki, na Grécia, onde apenas uma equipe representará o Brasil. A disputa será com estudantes de outros países como Itália, Turquia, Romênia, Austrália, entre outros.

Assim, quem chegar à Final Internacional irá acumular uma experiência para toda a vida, conhecendo novos lugares, novas culturas, novas pessoas e, o mais importante: aprendendo a respeitar as diferenças e comprovando que com esforço e dedicação é possível conquistar grandes feitos.

Muito além da vitória, do prêmio, do reconhecimento e até mesmo do estímulo ao estudo, as Olimpíadas de Jogos de Raciocínio preparam os jovens para os desafios externos ao universo escolar por meio do exercício que desenvolvem habilidades socioemocionais, cognitivas e éticas. Para Sandra Garcia, Diretora Pedagógica da Mind Lab, o torneio prova que é válido envolver a diversão durante o ensino. “A preparação com os jogos, as viagens e a premiação fazem com que os jovens associem o esforço com momentos prazerosos” diz. “Esperamos que durante esse processo, os estudantes de Olímpia coloquem em prática o aprendizado das habilidades socioemocionais”, completa.

De acordo com a professora coordenadora da EMEB Professor José Sant’anna, Margaret Aparecida Duarte Pereira, o programa ajuda a desenvolver diversas habilidades. “O programa desenvolve habilidades cognitivas, sociais e éticas nos alunos. Eles aprendem a planejar, pensar e tomar decisões diárias, podendo solucionar problemas e desenvolver pensamento crítico”, explica a coordenadora. Ela ainda ressalta que os alunos estão muito empolgados com a oportunidade. Ao todo serão três alunos do 5º ano que irão representar a escola. O projeto é desenvolvido duas vezes por semana em horário extra turno na escola.

Descrição: Descrição: Programação: 2ª Fase Classificatória – 28 de março a 8 de abril 3ª Fase Nacional – 14 de maio 4ª Fase Internacional – 12 a 15 de junho