DA REDAÇÃO — A Estância Turística de Olímpia recebeu o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, na categoria ouro, reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação (MEC) aos municípios que garantem alfabetização na idade certa. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (10), em Brasília, e reuniu autoridades como o presidente da República, Lula, e o ministro da Educação Camilo Santana. A secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, representou Olímpia na cerimônia (ela foi secretária da mesma Pasta em Barretos até o final de dezembro passado).
Criado em setembro do ano passado, o selo avalia as cidades com base em práticas de gestão alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Olímpia atingiu 95 pontos, garantindo a categoria ouro, destinada a municípios que alcançam entre 85 e 100 pontos. No total, 2.425 cidades receberam o ouro, enquanto 1.124 ficaram com a prata e 584 com o bronze. Outros 445 municípios não atingiram os critérios exigidos.
A secretária Jéssica postou o troféu nas redes sociais e escreveu: “Hoje, Olímpia, São Paulo, recebe o Selo Ouro de Alfabetização, uma rede composta de pessoas incríveis e comprometidas que seguem firmes no propósito de garantir alfabetização na idade certa. Na oportunidade, tive a felicidade de prestigiar Barretos, também recebendo essa honraria. Duas cidades pungentes e focadas na construção de educação de qualidade. Parabéns a todos os profissionais da Educação”.
Olímpia também havia recebido o PAR
Além do reconhecimento federal, Olímpia também foi premiada no final do ano passado pelo Programa Alfabetização Responsável (PAR), promovido pelo SESI e pela FIESP. A cidade ficou entre as oito melhores do estado de São Paulo no desenvolvimento da alfabetização entre 2022 e 2023.
O selo faz parte da estratégia do MEC para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, meta prevista no Plano Nacional de Educação.