Envolvendo crianças, adolescentes e suas famílias sobre a importância dos cuidados para a prevenção ao câncer de mama, o Hospital de Amor (HA) desenvolve o projeto “Talento Rosa”, em parceria com a rede privada e pública de Barretos e região. Olímpia é uma das cidades atuantes no programa e, este ano, participa mais uma vez da ação com as escolas da rede municipal.

Durante a campanha, que faz parte das atividades do Outubro Rosa, as escolas estão trabalhando o tema com os alunos. Inicialmente, os professores passaram por capacitação para posterior aplicação em sala de aula, recebendo orientações sobre prevenção do câncer de mama, visando ampliar os conhecimentos dos docentes e dos alunos a respeito do conceito de autocuidado e promoção de saúde.

A proposta do Talento Rosa é gerar o desenvolvimento de trabalhos que deem visibilidade à temática, de acordo com a modalidade de ensino, sendo que os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão produzindo desenhos e os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, poesias. Com isso, as escolas incentivam as ações preventivas desde a infância, criando uma cultura de antecipação e fazendo com que a escola tenha papel fundamental na qualidade de vida dos cidadãos.

Ao final deste mês de outubro, será selecionado um trabalho por sala de aula para ser enviado ao Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor, sendo que será montada uma exposição dos trabalhos na recepção da instituição, a partir de novembro.

Nesta terça-feira (19), Dia Mundial de Luta contra o Câncer de Mama, o projeto propõe ainda uma mobilização geral, com foco nas redes sociais e o uso da #TalentoRosa2021, para marcar a data.

Durante a manhã, diversas escolas municipais, sob a coordenação da secretaria de Educação, realizaram ações especiais para divulgar a campanha e chamar a atenção da população, com decoração sobre a temática, caminhadas pelas ruas da comunidade escolar com cartazes de conscientização e bexigas rosas e outras atividades em celebração à importância da data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here