A Secretaria da Educação de Olímpia realizou em sua sede a capacitação intitulada “A Arte de Contar e Encantar”. O curso foi oferecido aos professores da Rede Municipal de Ensino, nos níveis Creche e Pré-escola e teve como objetivo estimular o uso de recursos e técnicas para a “contação” de histórias para alunos destas faixas etárias (zero a 3 e de 4 a 5 anos, respectivamente).

A capacitação foi organizada pela Cia AkilaETC (Encontros, Teatros e Cursos) e de acordo com o teólogo Evandro Luis Moreira, durante as atividades o objetivo foi transmitir técnicas e passos simples para o profissional ter segurança para utilizar o recurso da “contação” de histórias durante as aulas.

“A ‘contação’ de história auxilia no processo afetivo psicomotor, desenvolve a imaginação e cria vínculos com os conteúdos que vão ser transmitidos, desde conteúdos simples, como também princípios de convivência e gerais”, explica Evandro sobre a importância de estimular os professores a realizarem estas atividades.

DSC_0045

Ele completa ressaltando que com as crianças inclusas no mundo digital, há uma perda do universo lúdico e da imaginação. “Então, a ideia é que por meio da ‘contação’ de historias o profissional educador resgate isto e também desenvolva a imaginação nas crianças”, aponta Evandro.

Para o teólogo, a maior dificuldade é trabalhar com a falta de segurança de alguns educadores que acham que este recurso é apenas para profissionais e seria necessária uma formação cênica e ter muitos recursos. “O nosso desafio é mostrar que cada educador pode ser um contador de história e resgatar esta prática para as nossas crianças”, diz Evandro.

“Com o uso do recurso, as crianças têm um ganho emocional, trabalha não somente com o cognitivo, há um resgate da imaginação e do lúdico. No universo da escola resgata-se a ‘contação’ de historia, sua imaginação e auxilia no desenvolvimento da criança de modo integral”, finaliza Evandro.