A Secretaria de Educação retoma o projeto Carreta Literária, neste ano letivo, iniciando o cronograma de atividades pelas creches, devido ao acolhimento dos alunos no ano passado desse projeto.

Desenvolvido em parceria com o Instituto CPFL, pelo Programa CPFL Jovem, a ação consiste em um “book truck”, que contém cerca de 500 livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, com estrutura de mesinhas e assentos para tornar o ambiente mais atrativo e incentivar a leitura.

Neste ano, a primeira unidade a receber a iniciativa é a “EMEB Tio Barnabé”. O trailer itinerante, que percorre todas as escolas municipais, já contemplou mais de 6 mil crianças no ano passado. A previsão é de que todas as creches sejam beneficiadas ainda neste primeiro semestre.

Para marcar o início das atividades deste ano, os professores da EMEB realizaram uma apresentação teatral para envolver as crianças, nessa segunda-feira (4). A Carreta fica em média cinco dias em cada escola, conforme cronograma definido pela secretaria de Educação, com a supervisão da secretária, Maria Cláudia Padilha.

Segundo a coordenadora técnico-pedagógica, Simoni Becerra Franco, responsável pelo projeto, além das crianças, a iniciativa também oferece oportunidades de leitura para os adultos.

“O acervo da Carreta é bastante vasto, com livros para todos os gostos e idades. As crianças são incentivadas a mergulhar no mundo da imaginação que a literatura proporciona, mas também é uma ação importante para formar adultos leitores, uma vez que toda a comunidade escolar é envolvida, como professores, equipe gestora e funcionários das escolas, que podem aproveitar o tempo que o trailer fica na unidade para conhecer livros de vários gêneros”, destaca Simoni.