Começam nesta terça-feira, 22, as inscrições para 1.145 bolsas de estudos nas faculdades particulares da região. As oportunidades fazem parte do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece vagas parciais (50% de desconto na mensalidade) e integrais para estudantes nas universidades do Brasil.

Para Olímpia, são. 60 vagas, sendo 57 presenciais e três à distância.

Os cursos oferecidos para a cidade são administração, administração pública, artes, banco de dados, ciência de dados, ciência da ciência da natureza, ciência da ciência, ciência da ciência, ciência da educação, computação, ciência da ciência, ciência da ciência exterior, computação contemporânea, defesa da ciência, ciência da ciência, educação física, empreendedorismo, ciência da ciência, engenharia de software, engenharia mecânica, filosofia, geografia, gerontologia, gestão ambiental, gestão da produção industrial, gestão privada da qualidade, gestão da tecnologia da informação, gestão de recursos humanos, gestão de segurança, gestão de turismo, gestão hospitalar, gestão pública, história , investigação para análise criminal, jogos digitais, jornalismo, letras – inglês, letras – Libras – língua portuguesa, letras – língua portuguesa, marketing digital, matemática, pedagogia, processos escolares, Psicopedagogia, Publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado publicidade, segurança executiva no trabalho,segurança pública, serviços jurídicos e notariais, sistemas de informação, sistemas para internet, sociologia, tecnologias educacionais, teologia, turismo.

As inscrições para o Prouni vão até as 23h59min de sexta-feira, 25. Os resultados dos candidatos contemplados pelas bolsas de estudos do programa federal estão previstos para ser divulgados no dia 2 de março.

Para se candidatar a uma das vagas, o candidato precisa acessar o site oficial do programa. Além disso, precisa ter feito o Exame do Ensino Médio (Enem) em 2020 ou em 2021. O candidato não pode ter zerado na redação do Enem ou ter tirado média inferior a 450 pontos.

Outra regra é que, para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

No ato de inscrição, é possível escolher duas opções de instituição, curso e turno. Com o decorrer dos dias, em que o processo de inscrição do Prouni estiver aberto, o Ministério da Educação atualiza a nota de corte de cada opção de curso escolhida pelo candidato, o que possibilita que ele altere de acordo com as chances de ser ou não aprovado.

Outros programas

Além do Prouni, o Enem é critério também para o acesso aos contratos do Financiamento Estudantil (Fies), uma forma de o estudante financiar um curso superior da rede privada, por meio do Ministério da Educação e com taxa zero de juros. As inscrições para o Fies 2022 estão programadas para acontecer em março.

O Enem também serve como parâmetro para ingressar em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que divulga a lista de selecionados nesta terça-feira, dia 22.