DA REDAÇÃO — No próximo domingo, 18 de maio, a partir das 13h, será aplicada a prova do vestibular 2025 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Os locais do exame já estão disponíveis no site vestibular.univesp.br. O processo seletivo é voltado para candidatos de todo o estado, incluindo a cidade de Olímpia, que conta com vagas em nove cursos gratuitos, oferecidos na modalidade a distância com apoio presencial. Em Olímpia, são 54 vagas, divididas em três áreas: Licenciatura, Computação e Negócios e Produção.
A avaliação será composta por uma redação e 56 questões objetivas, abrangendo as disciplinas de Português, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Inglês. O conteúdo exigido está disponível no Manual do Candidato, também acessível no site do vestibular.
O gabarito oficial será divulgado em 19 de maio, às 15h, enquanto o resultado com a lista dos aprovados em primeira chamada está previsto para 24 de junho. As aulas devem começar no fim de julho.
Opções de cursos em Olímpia
A Univesp oferece três eixos de formação, com nove cursos disponíveis no polo de Olímpia:
Licenciatura: Letras, Matemática e Pedagogia
Computação: Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação
Negócios e Produção: Administração, Processos Gerenciais e Engenharia de Produção
No primeiro ano, os alunos cursam disciplinas comuns ao eixo escolhido, com possibilidade de mudança interna. As atividades são realizadas online, com suporte presencial no polo localizado na EMEB “Prof. Maurício César Alves Pereira”, na Rua Agostinho Custódio, 186, Jardim Blanco. O local oferece infraestrutura com computadores, internet e impressora.
Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a Vunesp, organizadora do processo seletivo, pelo telefone (11) 3874-6300 ou via chat online no site do vestibular, em dias úteis, das 8h às 18h.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS).
A Univesp conta com mais de 70 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais.
Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Atualmente, a universidade possui 440 polos e está presente em 382 municípios do estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 93% da população paulista.