Uma cerimônia realizada na Casa da Cultura, na tarde dessa quarta-feira, dia 13 de dezembro, marcou o encerramento das atividades especiais da Educação Inclusiva, desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação. 

Na ocasião, foi preparado um Show de Talentos com a participação de 90 alunos da rede municipal, que apresentaram danças e músicas, mostrando as potencialidades adquiridas pelos alunos. 

O município trabalha, desde 2010, a inclusão dos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, sendo que, atualmente, 120 alunos estão incluídos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE) conta com 12 professores especialistas, 29 professores auxiliares, 9 estagiárias e 5 intérpretes de libras. 

Entre os projetos desenvolvidos pela Educação Inclusiva, estão o Atendimento Educacional para Transtornos Específicos da Aprendizagem, que atende 77 alunos com a colaboração de 4 professores especialistas; e o Projeto Reabilitação em Multimídia, que 24 alunos com o objetivo de promover a estimulação cerebral de maneira intensa e ativa e de desenvolver e aprimorar habilidades motoras e funções cognitivas, promovendo um amadurecimento neurológico em nossos alunos.

Além disso, foi iniciado, no mês de setembro, o Projeto Piloto “Libras na Escola” com o objetivo de ensinar libras a todos os alunos proporcionando a comunicação entre os alunos surdos e ouvintes. O projeto inclusive ganhou destaque em matérias exibidas pela Rede Globo, abordando a convivência para o processo de formação e aprendizagem.

A equipe da Educação Especial Inclusiva é coordenada pela Supervisora de Ensino Silvana Albano e pela Coordenadora Técnico-Pedagógica Marcela Aniceto, sob as orientações da Secretária Municipal de Educação, Maristela Meniti.

“Contamos com professores especialistas, professores auxiliares e o apoio de todos os envolvidos no processo de inclusão dos alunos como as equipes gestoras das escolas, funcionários, estagiários, de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, principalmente das famílias. Todos empenhados e dedicados para que a inclusão aconteça. O show de talentos é uma comemoração dos resultados positivos obtidos com os alunos e, ao longo do ano, aprendemos a seguinte mensagem: “Crianças são como borboletas ao vento… Algumas voam rápido… algumas voam pausadamente… Mas todas voam do seu melhor jeito… Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é especial”, destaca a coordenadora, Marcela Aniceto.