Uma aula pública na noite de segunda-feira (26) marcou a inauguração da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia. Na cidade, 200 vagas foram ofertadas para os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia da Produção, Tecnólogo em Gestão Pública e Pedagogia. Mais de 600 pessoas se inscreveram para o vestibular.

A cerimônia de boas-vindas aos estudantes foi realizada no polo da Instituição, na Escola Estadual Maria Ubaldina de Barros Furquim, para acolher os novos alunos e apresentar a metodologia da instituição. A aula, que contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, integrou a programação da semana de comemoração do aniversário de 115 anos de Olímpia, uma vez que o polo da Univesp foi uma conquista para o município com o intuito de proporcionar formação de ensino superior de forma gratuita.

“É uma etapa do início de um sonho a concretização de uma universidade pública em Olímpia. Os olimpienses, que antes viajavam para estudar em outras cidades da região, terão agora a chancede cursar aqui uma universidade de alto nível e de se prepararem para o disputado mercado de trabalho. Os cursos terão o padrão de qualidade das universidades públicas paulistas. Vai valer muito todo esse investimento que fizemos”, afirmou o prefeito durante cerimônia de abertura.

O prefeito também ressaltou todas as pessoas que colaboraram para que a cidade recebesse um polo. “Quero agradecer ao vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, os deputados estaduais Orlando Bolçone e Chico Sardelli e o vereador Fernandinho Silva, sem eles nada disso seria possível”.

Também deram boas-vindas aos alunos, a dirigente regional de ensino, Solange Belini, a secretária municipal de Educação, Maristela Bijotti Meniti, o secretário de Governo, Guto Zanette, o coordenador do polo de Olímpia, Thiago Ignácio e a diretora da Escola Maria Ubaldina, Margareth Gaetan.

Univesp Olímpia

O polo de Olímpia oferece a infraestrutura necessária com computadores, impressoras e acesso à internet para o estudante participar das atividades da universidade, como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.

No local também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar dúvidas sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que é uma plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem videoaulas e acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores.

A Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e credenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. As aulas são oferecidas por professores da USP, Unesp e Unicamp e Fatec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here