Em cerimônia realizada no salão de reuniões da Associação Comercial e Industrial de Olímpia-ACIO, na noite de sexta-feira (25), foram certificados 55 alunos do curso de Panificação e Confeitaria, realizado por convênio com o sistema Via Rápida Empregos, programa de qualificação profissional do Fundo de Amparo ao Trabalhador-FAT.

A formação destes alunos, dos quais três já conseguiram vaga de estágio em hotel e panificadora locais, é resultado de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e a Prefeitura de Olímpia, com a participação da ACIO e Diretoria de Indústria e Comércio do município.

img_5966-1.jpg“É uma parceria de sucesso essa, até mesmo quanto ao número de interessados, e a ACIO foi muito feliz com ela”, classificou o diretor de Indústria e Comércio do Município e presidente da ACIO, Flávio Vedovato (foto). Para chegar a firmá-la é preciso que o município tenha de fato demanda de mão-de-obra específica, o que é checado pelo órgão antes da decisão.

“Todas as nossas necessidades são devidamente comprovadas, por isso estamos trazendo estes cursos. E em 2017 virão mais”, garante Vedovato, que é também Chefe do PAT olimpiense. “São políticas públicas implantadas no município que geram frutos, e todas elas por meio de ações da ACIO”, completa. “Eu, como presidente, tratei disso pessoalmente e consegui todos os convênios para Olímpia, e mais recentemente o Via Rápida”, detalha Vedovato.

Até o momento, de acordo com o diretor, já foram certificados em cursos profissionalizantes realizados também via Senac e Sebrae, em Olímpia, entre 360 a 400 pessoas, “sem um centavo dos cofres públicos”, observa, já que os convênios possibilitam a vinda das especializações de forma gratuita.

O Via Rápida Empregos é encaminhado aos municípios conveniados por escolha do FAT, que considera a lista de interessados nos cursos solicitados. Estes cursos são ministrados por professores, técnicos e coordenadores da ETEC. Foram 55 alunos divididos em turnos de manhã, tarde e noite.

“Todo conhecimento é bem vindo. Por isso essa foi mais uma experiência benéfica para alunos exemplares”, resumiu a professora e coordenadora do curso, Elaine Neves De Nadai. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. E o objetivo do curso é esse: tornar pessoas capazes de atender à demanda do mercado de trabalho”, complementa.

Além de Elaine De Nadai trabalharam para o sucesso do curso os professores Jovita Maria de Paula, Felipe e Maria Luzia dos Santos, e os instrutores Edson Júnior, Aline Ferreira Neves, Miguel Cornacione e Zélia Martins Ferreira.

Três alunos foram contemplados com estágios de uma semana, ao final do curso: Sandra Regina Rodrigues da Silva (na padaria do Hotel Celebration), Elizabete Ribeiro de Oliveira e Carla Batista Nogueira (na panificadora Pão Mania).

Estiveram presentes à cerimônia, além dos alunos certificados, familiares, coordenadores, professores e instrutores, os vereadores Cristina Reale e Guto Zanette, o futuro Secretário Edilson César De Nadai, representando o prefeito eleito, Fernando Cunha, o professor José Carlos Seno Júnior, representando o diretor da ETEC Marco Antônio da Silva e Flávio Vedovato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here