A Prefeitura de Olímpia adotou o Sistema Detecta, desenvolvido pelo Governo de São Paulo, para fortalecer a segurança pública. As câmeras com leitor automático de placas, situadas nas entradas do município, estão agora conectadas à Polícia Militar.

Quando um veículo roubado, furtado ou envolvido em atividades criminosas é identificado, um alerta é enviado à 2ª Cia da Polícia Militar de Olímpia. O sistema também atua em casos de pessoas desaparecidas ou procuradas.

O Sistema Detecta é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Funciona como um grande banco de dados que correlaciona informações para auxiliar as decisões das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e guardas municipais.

O programa acessa diversos bancos de dados, incluindo o do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil, e do Sistema Operacional da Polícia Militar, além de dados do Detran.SP.

Este movimento faz parte de uma série de investimentos em segurança pública pela administração municipal, que também inclui a criação da Guarda Civil Municipal e a implantação de um sistema de videomonitoramento.