Em resposta às severas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a Estância Turística de Olímpia tem demonstrado um notável espírito solidário. Desde a última semana, iniciativas voluntárias começaram a emergir, culminando com a preparação dos primeiros caminhões de doações nesta semana.

Até o momento, a campanha “SOS Rio Grande do Sul” já resultou no carregamento de aproximadamente 60 toneladas de donativos. Metade desse total foi enviada pelos Correios e a outra metade será transportada neste sábado, 11 de maio, em uma carreta doada pelo Iquegami Supermercados, após ser coletada no Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Os esforços para a coleta e transporte dos donativos são uma colaboração entre o poder público, empresas privadas, colaboradores, instituições e moradores locais.

Para uma organização eficaz, pontos específicos para coleta foram estabelecidos em Olímpia. Os itens prioritários incluem água potável, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos não perecíveis e roupas. Os pontos de doação incluem o Gabinete da Prefeitura, CRAS 1 – Santa Ifigênia, Selaria Ducatti, lojas do Iquegami Supermercados, Poupatempo, A Construtora e a agência dos Correios.

A campanha, que foi motivada por moradores, empresários, vereadores e pelo prefeito Fernando Cunha, recebe suporte das secretarias municipais da Assistência Social, Obras, Engenharia e Infraestrutura, e Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, incluindo a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil. Planejada para durar todo o mês de maio, a campanha poderá ser estendida conforme a necessidade e orientações do Governo Gaúcho.

Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas afetaram 435 municípios, impactando quase 2 milhões de pessoas. A situação crítica inclui famílias desabrigadas, ilhadas ou feridas, enfrentando dificuldades extremas de acesso a recursos básicos devido ao desabastecimento e problemas de logística