Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 realizam nesta sexta-feira (26), a abertura oficial do evento, marcada pelo acendimento da Pira Olímpica. O ato encerra o revezamento da Tocha Olímpica, acesa em abril no Templo de Hera, na Antiga Olympia, Grécia, berço dos Jogos Olímpicos. O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, participou daquela cerimônia, conforme divulgado pelo Diário.
Olímpia, Brasil, única cidade brasileira coirmã da Antiga Olympia, realizou um ato simbólico de acendimento da Pira na Praça da Irmanação. No local, encontra-se o monumento da Deusa Nikki, réplica autorizada pela municipalidade grega e inaugurada em 2021.
A atleta Sarah Kethelen, maratonista com cerca de 140 pódios ao longo de sua carreira, percorreu o entorno da praça com a tocha e acendeu a Pira. Entre suas conquistas, destacam-se o 3º lugar na categoria juvenil da São Silvestre (2013), campeã da categoria juvenil da Meia Maratona do Rio (2013), vice-campeã dos Jogos Regionais na categoria 1500 m (2022) e bicampeã da Corrida do Trabalhador de Olímpia (2023 e 2024).
O ato simbólico contou com o apoio das secretarias de Obras, Engenharia e Infraestrutura e de Esporte, Lazer e Juventude.