Olímpia acaba de dar início à vacinação contra a Covid-19. O momento histórico no município foi marcado pela imunização da primeira profissional de saúde da cidade, ocorrida na manhã desta quinta-feira (21). O Diário transmitiu, ao vivo, o evento:

A moradora que recebeu a dose inicial da Coronavac é a técnica de enfermagem, Quedima de Moraes, de 52 anos, que atua na Santa Casa de Misericórdia há quase 30 anos e, nesta pandemia, tem trabalhado diretamente no setor de Covid.

Quedima é a primeira vacinada contra Covid-19 em Olímpia, já contraiu o vírus e está curada
A enfermeira ostenta a caderneta de vacinação da primeira dose da CoronaVac ao lado do deputado federal Geninho Zuliani e prefeito Fernando Cunha

Quedima inclusive contraiu o vírus e faz parte dos mais de 3,7 mil olimpienses curados. Ao Diário, ela disse estar ‘profundamente emocionada, pois tenho convivido na linha de frente do combate ao novo coronavírus, vendo vitórias, mas, também, muitas pessoas sendo vencidas pelo vírus’.

A aplicação da primeira vacina, realizada no auditório da Santa Casa, foi acompanhada pelo deputado federal Geninho Zuliani (DEM); pelo prefeito Fernando Cunha; pelo vice-prefeito e diretor técnico do hospital Fábio Martinez; o provedor Luiz Alberto Zaccarelli; o presidente da Câmara José Roberto Pimenta (Zé Kokão); o presidente da rede nacional de Consórcios Públicos Victor Borges; o secretário municipal de Saúde Marcos Pagliuco; servidores da Vigilância Sanitária, funcionários da Santa Casa e veículos de imprensa.

Provedor diz que “município tem socorrido manutenção da Santa Casa, ao contrário do governo federal, e agora veio reforço de mais três meses do Governo do Estado, via Geninho Zuliani”

A presença do deputado federal Geninho, além de sua forte ligação com Olímpia, se torna ainda mais importante porque o parlamentar é relator da Medida Provisória 1.003/20, que recomendou a produção e aquisição de vacinas nacionais para prevenção e combate ao Coronavírus, como é o caso da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Geninho Zuliani: “Temos de agradecer, e muito, ao governo de SP”

Durante o ato, Geninho destacou o trabalho de São Paulo junto ao enfrentamento da pandemia e a importância da vacinação. “A vacina do Butantan é uma conquista de São Paulo e do Brasil, de um instituto que se esforçou para termos um imunizante o quanto antes e, hoje, vemos as cidades do país recebendo essas doses. São Paulo tem trabalhado para garantir atendimento a todos que precisam e essa vacina é a esperança de que nós tenhamos dias melhores, de que evite perder amigos, familiares, que não tenhamos casos graves que necessitem de acompanhamento hospitalar. Estou muito feliz aqui hoje e quero parabenizar o Fernando pelo trabalho que tem feito na saúde na cidade, no enfrentamento da Covid, e dizer que este é somente o início da campanha, que começa pelos profissionais que estão à frente e que precisam estar protegidos para continuar cuidando de todos”, ressaltou o deputado.

Prefeito Fernando Cunha

O prefeito Fernando Cunha fez um novo apelo à população sobre o agravamento da pandemia e pediu a colaboração de todos. “Infelizmente a Covid ainda está presente e voltou forte, com grande ocupação dos hospitais, por isso, não é momento de relaxar. Peço para que todos colaborem. Estamos aqui hoje para comemorar a chegada da vacina, que é uma luz no túnel escuro que estamos atravessando, mas até termos uma parcela significativa da população vacinada, insisto para que todos tenham um pouco mais de paciência e cuidado. Agradeço também ao Governo do Estado e ao Instituto Butantan, que mostrou sua competência para produzir essa vacina. Começaremos a vacinação aqui na Santa Casa, que tem sido fundamental em salvar vidas, representada pela Quedima, uma funcionária que passou uma vida aqui no hospital e merece essa homenagem. Vamos continuar a luta, mas a esperança chegou”, declarou.

Após a aplicação da primeira dose, a técnica de enfermagem imunizada recebeu, das mãos das autoridades presentes, a carteirinha que atesta a vacinação. Logo em seguida, a equipe da Vigilância Epidemiológica deu sequência à imunização dos demais profissionais de saúde que atuam na Santa Casa.

DOSES

Ao todo, o município recebeu 600 doses nesta primeira remessa que será destinada prioritariamente aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, como é o caso da Santa Casa, Gripário, UPA e também enfermeiros do Abrigo São José, cuja vacinação será feita pela equipe volante da secretaria de Saúde. O caminhão do Governo do Estado com as doses chegou a Olímpia, no início da tarde de quarta-feira (20), com grande comoção da equipe de Saúde e da comunidade que passava pelo local.

Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, a estratégia é priorizar a imunização dos profissionais que atuam diretamente no combate ao vírus e, à medida que novas doses forem disponibilizadas, estender a vacinação para os demais profissionais de saúde, da rede pública e privada. O levantamento do município estima cerca de 1.500 trabalhadores da área, no total. Os demais grupos de risco serão imunizados conforme recomendação do Estado e do Ministério da Saúde e todas as informações serão comunicadas à população.

A partir desta quinta-feira (21), com o início da campanha, o Portal Oficial da Prefeitura, vai disponibilizar também um “Vacinômetro” para que os moradores possam acompanhar com transparência o andamento da vacinação na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here