Um levantamento da secretaria de Saúde de Olímpia aponta uma queda significativa no registro de casos de dengue em 2020, no município. Segundo o setor, de janeiro até novembro deste ano, foram confirmados 55 casos positivos da doença, enquanto no mesmo período do ano passado, as confirmações somaram 3.509 casos, o que representa uma redução de 98,4%.

A queda é também bastante acentuada no que diz respeito às notificações, tendo em vista que, em 2019, foram registradas 5.150 e, em 2020, são 474 até o momento, com uma diminuição de mais de 90%. O balanço considera os dados de 1º de janeiro a 18 de novembro deste ano e do ano passado.

De acordo com a Saúde, a queda na contaminação pelo Aedes aegypti está ligada ao trabalho intenso dos agentes que, mesmo durante a pandemia, continuaram com as visitas para orientação dos moradores adotando os cuidados necessários, e também da própria população que se mostrou mais consciente e precavida, eliminando possíveis criadouros do mosquito, o que consequentemente, possibilitou um controle da doença na cidade.

O setor, no entanto, alerta ainda que os cuidados devem ser mantidos diariamente, principalmente, com o aumento das chuvas, nos últimos dias, evitando recipientes que possam acumular água parada.

“A prevenção é a melhor forma de combater não só a dengue, como também a zika e chikungunya. São hábitos simples que todos devem adotar. A maior parte dos focos do mosquito estão nas residências, por isso, pedimos essa atenção dos moradores para nos auxiliar no controle da doença, em todas as épocas do ano e mais ainda agora com a chegada das chuvas”, explicou o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco.