A Campanha Nacional Contra o Câncer da Pele de Olímpia fez o atendimento de 349 pacientes das mais variadas idades. Os dados são de um balanço parcial da coordenadora da ação no município, a médica dermatologista Solange Benatti Murad, que esteve no programa Diário ao Vivo, recentemente.

Durante a campanha, que é idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a população passou por avaliação de uma equipe de médicos e recebeu orientações sobre os riscos de exposições solares abusivas, principalmente, nesta época do ano, marcada pelas altas temperaturas.

Ainda de acordo com o balanço, dos 349 pacientes atendidos, 48, ou seja, 13,75% apresentavam pequenos tumores como Carcinoma Basocelular; Carcinoma Espinocelular e Melanoma. Comparado com 2017, houve um aumento de 3 pacientes diagnosticados.

Do total atendido, 145 pacientes eram homens e 204 mulheres, dos quais 91 e 118, respectivamente, informaram não fazer uso de protetor solar.

A campanha contou com a adesão de médicos dermatologistas e de outros profissionais voluntários.

De acordo com a dermatologista Solange, “a ação é importante para diagnosticar e instruir a população sobre o câncer da pele, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a forma de câncer mais comum no país, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no Brasil”.