A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou, no último sábado (28), a Campanha de Combate a Hepatites Virais (B e C). A busca ativa de pacientes realizou 123 testes, não registrando nenhum caso positivo.

A ação foi desenvolvida no Centro de Referência do Idoso (CRI) e teve como intuito diagnosticar pacientes com a doença e conscientizar sobre a importância de fazer os exames.

O paciente que buscou o CRI era recebido por um profissional do CTA que realizava uma triagem. Ao ser chamado, antes de iniciar o exame, o paciente recebia instruções sobre a doença e os riscos que traz para a saúde. Após o aconselhamento, o paciente realizava o exame e aguardava o resultado.

Além dos testes rápidos, o CTA também estava realizando a vacinação contra a Hepatite B em pacientes que estavam em atraso com a caderneta de vacinação. Ao todo, foram vacinados 28 moradores.

De acordo com a coordenadora do CTA, Isabella Pereira Gonçalves, a Campanha atingiu diversas faixas dos grupos e possibilitou demonstrar os trabalhos desenvolvidos pelo CTA.

“A Campanha durou o sábado todo, facilitou a busca por diagnósticos. Muitos pacientes vinham e conversavam antes para conhecer sobre a doença e permaneciam no local para fazer os testes. Os que estavam com a caderneta de vacinação em atraso com a dose de Hepatite B, também foram imunizados”, destaca Isabella.

O tratamento contra hepatite é gratuito e oferecido pela rede municipal de Saúde no CTA.

Em caso de dúvidas, os moradores devem entrar em contato pelos telefones (17) 3279-1400 (Secretaria de Saúde) ou (17) 3279-9702 (CTA).