A Estância Turística de Olímpia promoverá, entre os dias 16 (domingo) e 30 deste mês, a Campanha de Combate à Tuberculose. A iniciativa é promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em colaboração com a Secretaria de Saúde da cidade.
O objetivo central da campanha é identificar pacientes que apresentem síndromes respiratórias, fornecendo informações sobre o exame do escarro e a relevância do tratamento precoce em casos suspeitos de tuberculose.
Durante a ação, entre 8h e 14h, os membros do CTA farão visitas domiciliares nos bairros próximos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Ifigênia, São José e Jardim Campo Belo. As visitas têm o intuito de realizar uma busca ativa e proporcionar orientação aos moradores a respeito da enfermidade e suas opções de tratamento.
No dia 16, das 8h às 16h, a equipe do CTA estará na UBS de Santa Ifigênia, oferecendo testes rápidos para HIV e Sífilis, bem como divulgando informações pertinentes sobre tuberculose. As atividades continuarão no dia 23 na UBS do Campo Belo e, no dia 30, na UBS de São José.
A Secretaria de Saúde informa que indivíduos que manifestem sintomas como febre acima de 38°C no final do dia, suor noturno, tosse, falta de ar, cansaço, dor torácica e perda de peso devem buscar atendimento em uma UBS. O tratamento para a tuberculose é oferecido de forma gratuita e conta com a supervisão da equipe multidisciplinar do CTA, que realiza visitas regulares para monitoramento.