O primeiro dia da Campanha de Combate à Tuberculose, realizada no último sábado (15), possibilitou a entrega de potes para coleta de exames e a visita a imóveis. Ao todo, a ação, promovida nos bairros Campo Belo e Harmonia, registrou a entrega de 63 copinhos para a coleta do exame de escarro a ser entregue nas Unidades Básicas de Saúde e 180 visitas domiciliares para orientar moradores sobre os riscos da doença.

Organizada por meio de uma parceria entre o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a secretaria de Saúde, a 2ª Intensificação de Pacientes Assintomáticos Respiratórios é uma medida para orientar sobre o exame do escarro a ser realizado em caso de suspeita de tuberculose e a importância de fazer o tratamento no prazo estipulado.

Durante a ação são entregues ainda panfletos com orientações sobre a doença, meios de tratamento e copinhos para a coleta do exame de escarro.

De acordo com a Saúde, o paciente com sintomas como febre acima de 38 °C somente no final do dia, suor noturno, tosse, falta de ar, cansaço, dor torácica e perda de peso deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O tratamento da doença é realizado gratuitamente e com acompanhamento da equipe do CTA.

O segundo dia da campanha será realizado no Bairro São José, no dia 29 (sábado), com local ainda a ser definido e divulgado pelo setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here