Com o intuito de sensibilizar a população da Estância Turística de Olímpia e incentivar os pacientes a procurarem ajuda médica, a secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará no dia 21 de julho (sábado) a Campanha de Combate à Tuberculose.

A ação consistirá na realização do exame de escarro e orientação do paciente sobre a importância do tratamento em caso de suspeita de tuberculose.

Os profissionais do CTA estarão na Unidade Básica de Saúde Clodoaldo Martins Sarti (Santa Ifigênia), das 8h às 16h, orientando a população que procurar o local. Na oportunidade, serão explicados os sintomas, como identifica-los e o que deve ser feito no tratamento.

A tuberculose tem como sintomas característicos febre acima de 38 °C somente no final do dia, suor noturno, tosse, falta de ar, cansaço, expectoração com sangue, dor torácica e perda de peso.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o tratamento é oferecido gratuitamente e a cura leva aproximadamente seis meses.

“O nosso intuito é demonstrar que a doença tem cura e que não procurando um medico o paciente pode vir a óbito. Durante o tratamento o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento”, explica Marcos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA