Conforme o Diário noticiou ontem (17), a partir desta quinta-feira (18) Olímpia e o restante do Estado e do País deveriam estar aplicando a dose adicional da vacina contra a Covid-19 em adultos a partir de 18 anos. Mas, a Divisão Regional de Saúde (DRS), de Barretos, que Olímpia faz parte, ainda não autorizou essa aplicação. Em Rio Preto, ocorre o contrário: está seguindo fielmente essa nova determinação.

Em comunicado, a Secretaria de Saúde de Olímpia esclarece que, “embora o Ministério da Saúde e o Governo do Estado tenham anunciado mudanças na aplicação da Dose de Reforço, como a redução do intervalo após a segunda dose para cinco meses e a liberação para todas as pessoas com 18 anos ou mais que tenham decorrido o prazo, o município ainda não foi autorizado pela regional de Barretos para a aplicação”.

A nota assinala, ainda, que “a medida já vem sendo adotada em cidades pertencentes a outras regionais e Olímpia tem consultado diariamente a Vigilância Epidemiológica de Barretos, que é responsável pela distribuição de doses ao município, sobre as mudanças”.

Dessa forma, a vacinação em Olímpia continua disponível para os públicos informados anteriormente, até que haja novo posicionamento de Barretos.

Nota da Redação: A Regional de Barretos sempre tem impedido avanços em Saúde para Olímpia, não é à toa que, na nova Região Metropolitana de Rio Preto, Olímpia tenha preferido ir para lá.

RIO PRETO

Em São José do Rio Preto e em toda a sua regional, somente os moradores que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses (152 dias) podem procurar os pontos de imunização.

Segundo a prefeitura de Rio Preto, 8,2 mil adultos estão aptos a receber a dose adicional da vacina contra a Covid-19.