Dando sequência à imunização contra a Covid-19 na Estância Turística de Olímpia, o município irá adiantar a vacinação dos idosos de 85 a 89 anos, com início já nesta quinta-feira (11). A medida foi adotada tendo em vista a chegada de mais doses da Coronavac.

Desta forma, assim como para a faixa etária acima de 90 anos, a aplicação ficará disponível no sistema drive-thru (sem sair do carro), na Avenida dos Olimpienses. Além disso, os idosos também poderão procurar o CRI – Centro de Referência do Idoso. Em ambos os locais, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para receber a dose, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto e o CPF.

Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida podem solicitar o agendamento para a vacinação a domicílio com a Divisão de Atenção Básica, pelo telefone (17) 3279-1400 – Ramal 9. No ato, os respectivos cuidadores também podem receber as doses.

No total, o município recebeu 1.121 doses nesta nova remessa, sendo 481 destinadas aos idosos da próxima faixa etária a ser imunizada e outras 640 para a segunda dose dos já vacinados.

APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE

O município dará início ainda, a partir desta quinta (11), à aplicação da segunda dose para os que foram imunizados com a Coronavac. A vacinação contemplará os profissionais de saúde e idosos de instituição de longa permanência, que foram os primeiros a ser vacinados.

Os profissionais já imunizados devem se dirigir ao ARE (Postão), de segunda a sexta, das 8h às 16h, respeitando o intervalo entre 21 e 28 dias da aplicação da primeira dose. Para receber a vacina de reforço, deve apresentar documento oficial e o cartão de vacinação entregue na primeira imunização.

Já os trabalhadores da linha de frente da UPA, Santa Casa e Abrigo São José, bem como os idosos do abrigo, serão vacinados nos respectivos locais, pela equipe volante da secretaria de Saúde, que irá até as instituições.

Vale ressaltar que a segunda dose será aplicada apenas para os vacinados com a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, cujo intervalo indicado é de até 28 dias. Para os vacinados com a dose da Fiocruz (Oxford/Astrazeneca), a segunda dose será aplicada apenas com o intervalo indicado de até 12 semanas, conforme as orientações dos órgãos de saúde.

De acordo com o Vacinômetro, Olímpia já aplicou 1650 doses entre as vacinas da FioCruz (Oxford/Astrazeneca) e da Coronavac (Butantan/Sinovac). Desse total, 154 são idosos e os demais são profissionais de saúde da rede pública e privada.