O prefeito Fernando Cunha, de Olímpia, assinou na manhã desta sexta-feira (5),  manifestação de interesse para a compra de vacinas para Olímpia.

Com o documento, ele firma a intenção em aderir ao Consórcio Público da Frente Nacional de Prefeitos, que está sendo formado com o objetivo de adquirir as doses, bem como medicamentos e insumos necessários para o tratamento da Covid, caso os governos Estadual e Federal não cumpram seu papel.

A assinatura do documento abre caminho para a possibilidade de comprar não só doses, como também equipamentos, remédios e suprimentos para enfrentar a pandemia, de forma mais ágil e com custo reduzido. Agora, o município enviará um projeto de lei para apreciação da Câmara, tendo em vista que a adesão ao consórcio deve ser aprovada pelo Legislativo.

Até o momento, Olímpia recebeu 5.361 doses, entre as vacinas Coronavac e AstraZeneca, já considerando a remessa desta manhã. O quantitativo, enviado pelo Estado e Governo Federal, possibilitou apenas a imunização dos profissionais de saúde e dos idosos com 77 anos ou mais, o que ainda representa uma pequena parcela da população prioritária.

“Nos próximos dias, enviaremos o projeto de lei para apreciação da Câmara de Vereadores porque temos que ter essa aprovação final para participar do consórcio”, disse Fernando.

E, conclui: “Assim, estaremos preparados para vacinar nossa população. Temos pressa e não mediremos esforços para que os olimpienses estejam protegidos o quanto antes”.

Segundo a FNP, a previsão é que o consórcio seja constituído até o dia 22 de março. Somente após a constituição legal, será possível fazer a compra de vacinas. O município já vem garantindo os recursos necessários e aguarda a finalização do processo e as orientações do consórcio para dar sequência à aquisição.