A Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria da Educação, desenvolve desde o início do ano letivo atividades e projetos de combate e conscientização ao Aedes Aegypti nas Escolas Municipais. Na última quinta-feira, 7 de abril, a escola Zenaide Rugai Fonseca recebeu as apresentações de musicais e recitais, além da exposição de maquetes e cartazes, de 10 escolas do Ensino Fundamental, que foram assistidas pelo representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Silmário Santos.

O combate ao Aedes Aegypti e as doenças por ele transmitidas são diariamente temas apresentados as crianças para estimular a conscientização, não somente delas, mas também de seus pais e de todo o bairro. De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Leila de Aquino Garcia, o projeto foi amplamente abraçado pelos educadores e desenvolvido com muito empenho. “O projeto desde quando foi instaurado nas escolas tem total aceitação dos alunos. E durante a semana, do dia 4 ao dia 8 de abril, foi realizada a ‘Semana Saúde na Escola’, no qual intensificamos as ações com palestras, instruções e atividades”.

DSC_0115

Durante todo este período, cada aluno era instruído sobre como proceder com resíduos sólidos e a melhor maneira para reciclá-los. Além disso, o trabalho do projeto é criar multiplicadores e consolidar uma prática de conscientização no município.

De acordo com Silmário Santos, representante do MEC, trabalhar o tema com a criança tem grande alcance, pois há uma sensibilidade. “O adulto, no mínimo, ficará incomodado e também trabalhará no sentido de eliminar o mosquito. A nossa expectativa de trabalho é que a criança, pela sua pureza, por estar preparada a aprender, vá contribuir no combate ao Aedes”, ressalta Silmário.

Após assistir as apresentações das EMEBs Santo Seno, Washington Junqueira Franco, Professora José Sant’Anna, Jardim Hélio Cazarini, Professor Reinaldo Zanin, Theodomiro da Silva Melo, Joaquim Miguel dos Santos, Dona Luiza Seno de Oliveira, Professor Maurício César Alves Pereira e Zenaide Rugai Fonseca, o representante do MEC parabenizou o empenho dos alunos e educadores, não somente pelas apresentações, mas principalmente por todo o afinco com as atividades desenvolvidas no bimestre.

“O trabalho que o MEC vem desenvolvendo hoje com esta visita tem mais o sentido de colaborar com a ação. Todos nós sabemos da importância de educar e como a sociedade é contagiada e sensibilizada pelas crianças. O que vejo aqui marca os trabalhos que estão sendo feitos em Olímpia.  A cidade está de parabéns, realmente é uma ação muito bonita. O que vejo é um trabalho digno de elogio. Eu tenho certeza que muito em breve este resultado do trabalho será colhido pela coletividade da cidade”, concluiu Silmário, representante do MEC.