Demanda antiga dos moradores de Olímpia, a retirada dos paralelepípedos com a pavimentação das ruas acaba de iniciar uma nova etapa. Os serviços executados pela Prefeitura foram retomados em diversas regiões da cidade, como parte dos projetos de melhoria na infraestrutura das ruas e avenidas do município, com recuperação asfáltica e pavimentação, que foi iniciada em 2020 e agora, com a nova licitação, vai englobar mais 15 pontos da cidade, que estão entre os locais de maior necessidade e pedido dos cidadãos e motoristas.

Além da remoção e pavimentação, em alguns locais onde é necessário são feitas também obras de galeria para melhorar a drenagem e escoamento das águas pluviais. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 2,7 milhões em recursos próprios provenientes de operação de crédito.

A nova fase de obras teve início esta semana na região central na Rua Duque de Caxias – trecho entre a Rua Dr. Antônio Olímpio e a Rua São João, na lateral da Casa da Cultura, e avançará por outras ruas da área central, seguindo, posteriormente, pelos bairros São José e Jardim Cisoto.

No Centro, serão retirados os paralelepípedos das Ruas Engenheiro Reid (entre a Praça Altino Arantes e a Rua São João); Rua Dr. Antônio Olímpio (entre a Rua Duque de Caxias e a Av. Waldemar Lopes Ferraz); Rua Marechal Deodoro (entre a Rua General Osório e a Rua São João); Rua Bernardino de Campos (entre a Rua Síria e a Rua José Clemencio próximo à Santa Casa); Rua José Clemencio (entre a Rua Bernadino de Campos e a Rua David Oliveira); e Rua David Oliveira (entre a Rua José Clemencio e a Rua Síria).

No bairro São José, as melhorias serão realizadas em diversos trechos entre a Avenida José Rodrigues da Silva e a Rua Dr. Otávio Lopes Ferras, nas seguintes vias: Av. Fernando Moro; Av. Francisco Laraia; Av. Pio XII; Av. Inácio Assis; Av. Marcial Ramos; Av. Júlio Ferranti; Rua Dona Jerônima A. Ferreira.

Por fim, será contemplado o Jardim Cisoto, na Rua Antônio Cisoto, no trecho entre a Av. Vitório Cisoto e a Av. Mário Vieira Marcondes.

Levando em consideração o valor histórico dos paralelepípedos, os blocos retirados das ruas serão restaurados e assentados em espaços culturais adequados, para preservação do patrimônio local, como ocorreu anteriormente, com o reaproveitamento das peças na ECO – Estação Cultural de Olímpia (antiga Estação Ferroviária).