A ponte histórica, instalada na Avenida dos Olimpienses, está liberada para o trânsito de veículos e travessia de pedestres, desde essa quinta-feira, dia 18 de março. A nova ponte é mais uma obra de revitalização da região mais antiga da cidade.

O prefeito Fernando Cunha, juntamente com o secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina e equipe da secretaria, acompanhou a liberação da ponte histórica.

A ponte de ferro veio da Inglaterra em 1914 e foi utilizada na ferrovia que atravessava Olímpia até Nova Granada, e servia para os trens atravessarem o Rio Cachoeirinha. A nova ponte estava abandonada em Baguaçu, foi restaurada e implantada no local para permitir a passagem de veículos, ligando a Rua Nove de Julho sobre a avenida.

O local recebeu toda a infraestrutura necessária para a instalação da ponte, que trará mais mobilidade ao trânsito na região. Além disso, foi instalada uma passarela para travessia de pedestres, com toda segurança necessária como guarda-corpo e também iluminação de LED e sinalização de solo.

“Consideramos essa ponte um marco histórico da nossa cidade, que foi quando Olímpia teve o maior crescimento, que foi na época da formação dos grandes cafezais na década de 20. Nós temos aqui nas proximidades também a Estação Ferroviária, que é um testemunho dessa época da cafeicultura de Olímpia. E hoje, estamos entregando para a utilização da população de Olímpia essa ponte que irá permitir a travessia da Rua Nove de Julho, inclusive atravessando a Estação, que já está pronta a rua que nós abrimos, e ela seguirá atravessando toda nossa cidade, passando pelo centro comercial. É uma obra marcante para a história de Olímpia”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Os recursos para a revitalização da Avenida dos Olimpienses e instalação da ponte vêm de uma emenda parlamentar do então deputado federal, hoje vice-governador, Rodrigo Garcia, com o apoio do deputado federal Geninho Zuliani.

“Queremos agradecer o Rodrigo Garcia e o deputado olimpiense Geninho que conseguiram o recurso para as obras da Avenida. Fizemos economia nos recursos da emenda e com essa economia conseguimos recuperar a ponte, implantar e hoje estamos entregando para a população. Agradeço aos moradores da região que sempre torceram, apoiaram e acompanharam as melhorias que estamos fazendo aqui e em especial à nossa secretaria de Obras e à empresa que fez a obra. Vamos construir aqui nessa região uma área que vai lembrar muito a história de Olímpia”, finalizou o prefeito.

A revitalização da Avenida dos Olimpienses foi entregue oficialmente em 2018. O espaço ficou sem utilização por muito tempo e foi transformado no Centro Gastronômico, Cultural, Turístico e de Comercialização de Produtos Artesanais.

O local já recebeu diversos eventos da Prefeitura de Olímpia como Dia das Crianças, Aniversário da Cidade, Cãopanheiro e Tem Arte, além de exposição de carros antigos e eventos culturais.

Atualmente, devido aos cuidados com a pandemia, a avenida tem sido de fundamental importância para a vacinação contra a Covid no formato drive-thru.

1 COMENTÁRIO