A Avenida dos Olimpienses, no trecho próximo à UPA, ganhou mais um atrativo nesta segunda-feira(30). A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, instalou no local uma ponte histórica de ferro, que veio da Inglaterra em 1914 e que foi utilizada na ferrovia que atravessava Olímpia até Nova Granada, e servia para os trens atravessarem o Rio Cachoeirinha.

A nova ponte estava abandonada em Baguaçu, foi restaurada e implantada no local para permitir a passagem de veículos, ligando a Rua Nove de Julho sobre a avenida. O local recebeu toda a infraestrutura necessária para a instalação da ponte, que trará mais mobilidade ao trânsito na região.

Agora, com a ponte no local, será feita a estrutura de concreto, além da instalação de uma passarela para travessia de pedestres, com toda segurança necessária como guarda-corpo e também iluminação de LED.

O prefeito Fernando Cunha, acompanhado do secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina, acompanhou a instalação da ponte. “Essa é mais uma obra de revitalização dessa região da cidade. Nós fizemos a revitalização da Avenida Aurora Forti Neves e agora estamos revitalizando essa região com a reforma do antigo Museu do Folclore, hoje Museu de Arte Sacra, a Estação Ferroviária que estamos terminando e agora a instalação dessa ponte, junto com o que nós já fizemos na Avenida dos Olimpienses. Quero ressaltar que os recursos vêm de uma emenda parlamentar do então deputado federal, hoje vice-governador, Rodrigo Garcia. No total, nos foi disponibilizado o valor de R$ 1,5 milhão para a obra da Avenida dos Olimpienses e, como de costume, nós conseguimos economizar 20% e sobrou os recursos, que ou a gente aplicava na própria avenida ou a gente perdia e devolvia para o Governo Federal. Então, nós aproveitamos e usamos para recuperar e instalar a ponte”, disse o prefeito.

“Nós temos que agradecer ao nosso vice-governador Rodrigo Garcia pelo recurso, que permitiu a gente implantar essa reurbanização aqui na Av. dos Olimpienses. Essa ponte, que é um marco para nossa cidade da época do café, será toda iluminada. Ela vem para embelezar nossa cidade, para marcar a história da nossa cidade dentro desse conjunto de obras que a gente vem fazendo para revitalizar e dar uma nova vida para esse lado da cidade. É isso que a gente quer fazer para Olímpia, restaurando a história e tornando Olímpia mais agradável para quem vive e pra quem visita”, acrescentou.

A revitalização da Avenida dos Olimpienses foi entregue oficialmente em 2018. O espaço ficou sem utilização por muito tempo e foi transformado no Centro Gastronômico, Cultural, Turístico e de Comercialização de Produtos Artesanais. O local já recebeu diversos eventos da Prefeitura de Olímpia como Dia das Crianças, Aniversário da Cidade, Cãopanheiro e Tem Arte, além de exposição de carros antigos e eventos culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here