Conforme já divulgado pelo Diário, e mesmo sob protestos de alguns feirantes, a Feira Livre de Olímpia, edição de domingo passou a ser realizada em novo local. O local antigo, Rua Dr Andrade e Silva, embora pioneiro, oferecia resistência de dezenas de moradores que, insistentemente, encaminhavam abaixo-assinados à Prefeitura e boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia. Com a nova praça, o prefeito e o pároco decidiram pela Praça da Paz.

A reinauguração ocorreu nesse último domingo (2), tendo como novo espaço a praça revitalizada do bairro São José, a “Praça da Paz Dom Pedro Fré”. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, Sargento Tarcísio, o vereador José Elias Morais (Zé das Pedras), o padre Ivanaldo Mendonça, pároco da Paróquia São José, feirantes e a comunidade.

A feira, que antes funcionava na Avenida Andrade e Silva, foi transferida para oferecer um local mais adequado aos feirantes e também aos moradores, tendo em vista que a praça possui um espaço apropriado, não necessitando ainda a interdição do trânsito na Avenida que é uma das vias de entrada do município, o que também atende a pedidos de moradores, motoristas e comerciantes da região.

Vale ressaltar ainda que a mudança contou com o apoio da Paróquia São José e já vinha sendo tratada com os feirantes, que foram previamente comunicados sobre a transferência de local, medida que foi aceita pela maioria dos participantes, considerando que a praça fica a uma pequena distância da Avenida.

Na oportunidade, o padre Ivanaldo Mendonça deu uma benção e falou sobre o novo local. “A praça é da Paz e ela sempre vai estar disponível para todas as iniciativas que promovam a paz. Nós pensamos também em cada pai e mãe de família que depende de cada venda para sobreviver e também temos ajudado a comunidade a entender como a feira é importante para todos nós, não só para a venda e consumo, mas como espaço onde a gente se encontra, com pessoas boas. Queremos agradecer a todos. Certamente no primeiro dia são necessários ajustes, mas, devagarinho, vai ser tudo ajustado para que este local e esta feira possam marcar o domingo como espaço de acolhimento”, declarou.

Segundo a secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, a medida foi pensada para oferecer uma estrutura mais adequada aos participantes visando ainda ampliar a promoção da feira, considerando que as necessidades serão avaliadas para proporcionar melhorias. Importante destacar também que, desde 2017, a atual gestão tem investido no projeto de ampliação da feira, oferecendo mais apoio aos feirantes e a à agricultura familiar e estendendo a todas as regiões da cidade e aos distritos.

Feirantes envolvidos na ação deram depoimentos demonstrando entusiasmo e satisfação com o novo loca. “Eu acredito que vai dar muito certo neste lugar. Estávamos tendo transtorno ate com carreteiros na Avenida, por causa do trânsito. Agora estamos em uma praça, é muito bom. Todos que vieram aqui hoje gostaram e nós vendemos muito bem”, destacou um dos comerciantes da feira.

Em novo endereço, a Feira Livre será realizada todos os domingos, na praça o bairro São José, localizada entre a Avenida José Rodrigues da Silva e as Ruas Américo Fonseca, Francisco Laraia e Italo Vergamine, das 5h às 14h, incluindo o período de montagem e desmontagem das barracas.