Recentemente, o prefeito Fernando Cunha anunciou que a tarifa de água de Olímpia teria o menor reajuste da região, ou seja, o índice aplicado seria de 6,5%, inferior ao de 2018, quando foi reajustada em 9,40%. Mas, na prática, os consumidores estão reclamando que, ao contrário, o reajuste foi bem maior do que se esperava e do que foi anunciado.

Por isso, a pedido do Diário de Olímpia, devido às manifestações pelas redes sociais, a autarquia Daemo Ambiental expediu, ontem, a seguinte nota: “Em reunião com a superintendência do DAEMO, o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, solicitou na manhã desta quarta-feira (22), uma análise nas contas de água emitidas neste mês, bem como uma avaliação financeira da autarquia, para prorrogar os investimentos e não onerar o contribuinte, de uma única vez, com o aumento da tarifa do tratamento do esgoto. O pedido se justifica pelo impacto financeiro nas despesas das famílias, principalmente no início do ano. Os estudos serão feitos pelo DAEMO, com previsão de anúncio de novas medidas nas próximas 48 horas.

Em contato com o Diário, o prefeito Fernando Cunha disse que, nesta quinta-feira, antes mesmo do anúncio do novo titular do Turismo, empresário Beto Puttini, às 16h, tomará previdências para “rever a tarifa de esgoto”, componente que fez com que a conta disparasse.

O prefeito explica que “houve muito consumo em dezembro e, por outro lado, o DAEMO exagerou na tarifa de esgoto. Pedi demonstrativos e nesta quinta-feira vou rever a tarifa de esgoto”. O prefeito disse que também pediu à autarquia para que “acelere a eficiência da nova Estação de Tratamento de Esgoto”, uma vez que, conforme anunciado, o tratamento também é bacteriológico e demoraria meses até que toda a população de bactérias que processam o esgoto esteja formado, o que vem causando desinformação e fake news.

“Vamos buscar o lodo com bactérias em Rio Preto, vai custar caro, mas fazer o quê? Se não tem paciência para aguardar a cultura normalmente, vamos investir e acelerar esse processo”, disse Cunha ao Diário de Olímpia.

Hoje, às 15h, o prefeito receberá, com exclusividade, o Diário de Olímpia, para uma entrevista ‘ao vivo’ nas redes sociais sobre o assunto.