A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia iniciou os processos legais para a realização de um novo concurso público. O Projeto de Lei Complementar 337/2023, que propõe a criação de novos cargos e ampliação de vagas já existentes, foi encaminhado à Câmara Municipal para votação.

O projeto tem origem em estudos realizados pela Secretaria de Administração, através da Divisão de Recursos Humanos e em colaboração com outras secretarias municipais. A primeira votação desse projeto ocorreu em sessão ordinária da Câmara na segunda-feira (14). Estão propostas a criação e ampliação de um total de 74 vagas, distribuídas em 28 cargos. Contudo, é importante ressaltar que o projeto visa regulamentar a estrutura organizacional, e não define o número exato de vagas e cargos que serão ofertados no concurso.

Depois da aprovação do projeto, a administração municipal seguirá com a contratação da empresa responsável pela organização do concurso. Estima-se que a licitação para essa contratação aconteça em setembro, seguida da publicação do edital e abertura de inscrições nos meses de outubro e novembro.

De acordo com levantamentos do município, o concurso poderá ofertar 167 vagas em 57 cargos. Grande parte dessas vagas deverá ser destinada às áreas administrativas e de saúde.

Esta será a segunda ocasião em que a atual gestão municipal promoverá um concurso público. O último ocorreu em 2019, resultando na publicação de dois editais: um para diversas funções nas secretarias e outro para a Guarda Civil Municipal. Devido à Lei Complementar 173/2020, do Governo Federal, houve restrições que impactaram a homologação e efetivação dos aprovados.

Com a retomada dos prazos legais, a Prefeitura de Olímpia buscará informar o público com transparência.