A partir desta quarta-feira (26), a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia intensificará a fiscalização em relação à atuação dos captadores nas vias públicas do município.  

A decisão foi tomada, após reunião, realizada na última semana, no Gabinete Executivo, em que foram explanadas, aos gerentes dos três empreendimentos de comercialização de cotas compartilhadas, as centenas de reclamações de moradores e, principalmente, de turistas sobre a abordagem abusiva e excessiva dos profissionais.

Durante a discussão, foi concedido aos responsáveis prazo de uma semana para que a situação dos captadores fosse regularizada, respeitando o Código de Posturas do Município (Lei Nº 4076, de 3 de fevereiro de 2016). Decorrido, portanto, o período, o setor de Fiscalização iniciará o monitoramento das atividades, atendendo ao Artigo 122 da legislação em vigor.
Segundo a lei, a atividade deve respeitar diversos requisitos, dentre eles, a não obstrução da passagem e do fluxo de motoristas e transeuntes, o que tem ocorrido com frequência no município.
As reclamações foram relatadas por meio de pesquisas de satisfação, postagem em redes sociais e até mesmo por meio de denúncias feitas à Polícia Militar. Além de desrespeitar a legislação, a atuação tem ainda prejudicado a imagem da cidade perante os turistas, que estão insatisfeitos com a abordagem excessiva.
Desta forma, em caso de descumprimento da lei, a Prefeitura aplicará multa de 10 UFESPs por dia, o que corresponde a R$ 250,70, destinada à empresa responsável e ao captador que presta o serviço.

3 COMENTÁRIOS

  1. fala em intensificar a fiscalizaçao… mas EXISTE ISSO ? O que eu vi ai foi a casa da mae joana. vendedores pra todo lado, mais de 30, com inclusive CONES no meio da rua. Até lombada fizeram para ajudar essa cambada de chatos. Param veiculos, atrapalham o transito, colocam a propria vida em risco e se voce reclamar, eles falam “ESTOU TRABALHANDO”.. nao meu amigo, quem trabalha no meio da rua é guarda de transito, coisa que vc nao é. Prefeitura pegou o vendedor de milho, tomou a mercadoria dele, mas os vendedores de cotas nada foi feito. Passou as ferias, acordaram tarde, mas tomara que o Cunha acabe com isso.

  2. Denunciem, Galera é só nos fazermos a nossa parte, aquela rotatório já é perigosa por se tratar de um cruzamento, agora tem uma galeria com praça de alimentação e um supermercado que aumenta e muito o fluxo de veiculo e se não bastasse temos ainda Obras “eternas”. Eu como morador já vejo muita dificuldade na quela região, é um percurso pequeno trajeto porem muito cansativo pelo fato da grande maioria de veículos serem de fora “turistas”, e eles não conhecem o local e ficam meio perdidos, isso é normal. Porém os “capitadores” fazem um péssimo trabalho, quem quer ser incomodado nas ferias ? e pior, a noite !? Serio ?. Esses trabalhadores ficam nos dois cruzamentos, no meio da via obstruindo o fluxo para afunilar os veículos e criar uma unica fila, nos dois lados na avenida, eles ficam na entrado do município com coleto luminoso, parando todos os caros, e muitas vezes se passando por guarda municipal para conseguir parar os veículos, por fim deduzimos isso esta prejudicando e comprometendo a segurança e ninguém faz nada, eles são intocáveis, então vamos denunciar ! tirem fotos e façam videos, protocolem na prefeitura e se ninguém levantar a bunda da cadeira, recorremos a justiça. O cidadão de bem só tem dever ? e os nossos diretos ?