Para incentivar os comerciantes da Estância Turística de Olímpia e deixar a cidade ainda mais bonita na época mais festiva do ano, foi realizado durante o 58º Festival do Folclore o concurso Vitrines do Folclore. Uma ação organizada pela comissão do comércio com apoio da Prefeitura e da Associação Olímpia para Todos.

A exibição da cultura popular, com decoração nas vitrines e fachadas foi feita na semana do festival pelas lojas: Casa Fucci, Empório dos Óculos, Lolla Store, Meli Kids, O Lojão, Original Calçados, Ótica Carol, Paula Presentes e RL Modas que participaram do concurso e decoraram suas lojas com muita criatividade, cores e elementos da história e dos contextos folclóricos da cidade.

A comissão julgadora se reuniu na Secretaria de Turismo e Cultura para escolher as três melhores vitrines decoradas deste ano. No sábado (13), no Recinto do Folclore, foram premiadas no receptivo do GR Group as lojas: Lolla Store (1º lugar); Original Calçados (2º lugar) e Empório dos Óculos (3º lugar).

Participaram da cerimônia a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti, o secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, Rubens Antonio Gianotto, o gerente administrativo corporativo do GR Group, Sérgio Constâncio, o superintendente do Daemo e interlocutor do comércio, Túlio Pinheiro, e os representantes da Associação Olímpia para Todos, Myllene Gonçalves e Gilson Miranda. Os lojistas também estiveram presentes para receber a premiação.

Os vencedores foram premiados com hospedagem em um dos resorts do Grupo Enjoy (1º lugar), dois ingressos para o Parque Aquático Thermas dos Laranjais (2º lugar) e dois ingressos para o Hot Beach Parque Aquático (3º lugar).

SALÃO DE ARTES

Também durante o 58º FEFOL, foi realizado o 27º Salão de Pinturas, sob a responsabilidade da Coordenadora da Subcomissão da Feira de Artesanato e Artes, Cristina Prado Rodrigues, destacando obras de artistas inscritos de Olímpia e região, divididos em duas categorias, que receberam prêmios honoríficos, conforme avaliação da Comissão Julgadora. Os trabalhos ficaram expostos no Pavilhão do Artesanato, durante o FEFOL.

Categoria Moderno

  • Prêmio Aquisição: “Carnaval II”, de autoria de Maria Helena Curti, São José do Rio Preto/SP
  • Medalha de Ouro: “Carnaval I”, de autoria de Maria Helena Curti, São José do Rio Preto/SP
  • Medalha de Prata: “Folia de Reis”, de autoria de Uilian José, Guaraci/SP
  • Medalha de Bronze: “Caipora”, de autoria de João Pedro P. Denadai, Olímpia/SP

Categoria Acadêmico

  • Prêmio Aquisição: “Misto Folclórico”, de autoria de Keli R. O. Righett, Severínia/SP
  • Medalha de Ouro: “Arte Indígena Pataxó”, de autoria de Keli R. O. Righett, Severínia/SP
  • Medalha de Prata: “Um domingo na casa da avó”, de autoria de Mara Gonini, Olímpia/SP
  • Medalha de Bronze: não houve indicação