A nova frente fria que vai atingir o Estado de São Paulo irá derrubar as temperaturas, incluindo nas cidades do interior. Os termômetros devem começar a cair a partir desta sexta-feira (9), mas a queda mais forte deve acontecer na virada para o sábado (10), segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
O ingresso de uma intensa massa de ar de origem polar poderá resultar em mínimas em torno ou abaixo de 8°C em amplas áreas do estado, aponta a previsão. O Climatempo ainda indica chances de recordes de madrugadas e tardes mais frias do ano em várias cidades.
Ao longo da próxima madrugada (da virada de quinta para sexta-feira), as chuvas deverão abranger boa parte do estado. A sexta-feira será de céu nublado a encoberto, com chuvas a qualquer momento, inclusive de forma recorrente ou persistente, mantendo também as chances de temporais, com raios e chuva localmente forte.
Segundo o IPmet, da Unesp, nesta sexta haverá sobre o Estado de São Paulo, céu nublado e com chuvas isoladas, na maior parte do período da manhã. Contudo, a nebulosidade começa a diminuir a partir do oeste e sul paulista, devido ao rápido deslocamento da frente fria pelo Estado e pela entrada do sistema de alta pressão pós-frontal, o qual ocasionará acentuado declínio nas temperaturas. As temperaturas mínimas em alguns municípios deverão ocorrer no final do dia.
Os maiores acumulados deverão ser registrados na metade sul do estado, e mais ao norte as chuvas deverão ser menos volumosas e mais isoladas. As chuvas poderão ocorrer até a manhã de sábado, especialmente nas áreas de divisa com o sul de Minas Gerais, e o tempo começa a firmar a partir das divisas com Paraná e Mato Grosso do Sul.
As temperaturas máximas nesta quinta-feira ficam entre 33 e 35°C no noroeste do estado (regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto) e no Vale do Ribeira, e entre 30 e 32°C nas demais áreas paulistas.
Por ocasião das chuvas, as temperaturas já caem um pouco. No entanto, a queda mais expressiva é esperada para o final de semana, devido ao ingresso de uma intensa massa de ar de origem polar, que poderá resultar em mínimas em torno ou abaixo de 8°C em amplas áreas do estado. A madrugada e amanhecer mais frios deverão ser registrados no domingo.