Uma terça-feira (29), Dia de São Pedro, e bem gelada. O olimpiense pode se acostumar com essa queda de frio, pelo menos até os próximos dias. Uma nova massa de ar polar deve cobrir a região e fazer os termômetros registrarem a menor temperatura do ano nessa quarta-feira (30). A Defesa Civil emitiu um alerta para frio intenso nos próximos dias para as regiões de Rio Preto e Araçatuba. Com informações do Diário da Região

Segundo o meteorologista Fernando Almeida Tavares, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp de Bauru, a menor temperatura do ano na região deve ser registrada na quarta-feira. “A expectativa é que os termômetros, entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, possam chegar a 6°C”, disse.

Nesta terça-feira, 29, a mínima deve ser de 11°C e máxima de 26°C. Já na quinta-feira, a temperatura volta a subir e os termômetros marcam mínima de 11°C e máxima de 26°C. “Apesar do frio não existe possibilidade de chuva”, destacou Tavares.

A nova massa de ar polar que se aproxima do noroeste do Estado de São Paulo vem da região Sul. Típica do inverno, ela promete derrubar a temperatura durante o mês de julho, provocando grande amplitude térmica. Ou seja, o rio-pretense pode sair com até duas blusas de frio pela manhã com os termômetros marcando abaixo dos 10°C e, à tarde, a temperatura sobe, ficando acima de 20°C.

Segundo a Defesa Civil, algumas cidades da região podem ter registros de geada. “Como há previsão de 5°C, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer fogueiras e manter hidratação constante”, informou nas redes sociais.

No fim de semana, a previsão é que a temperatura volte a subir, com os termômetros podendo chegar a 29°C.

No inverno, o cuidado com a saúde deve ser redobrado, já que o tempo contribui para desidratação, doenças respiratórias e até choque térmico.