A Associação Beneficente Cultural e Assistencial de Olímpia, a ABECAO, conseguiu sintetizar seu projeto AÇÃO CULTURAL ABECAO na praça da Matriz, no ultimo dia 19 , em seu Concerto de Natal.

O Concerto teve a participação de todos os grupos musicais da instituição, como a Orquestra de Violas Caipira (grupo que já virou tradição na cidade de Olímpia), a recém-criada Orquestra de Câmara (formada exclusivamente por violinos), a inusitada Orquestra de Sinos (formada por sinos de metais e bambus), a Camerata de Violões (com repertório popular), o Grupo de Teatro (formado por crianças), o Grupo de Teclado e Piano, e o Grupo de Percussão (para estudos e prática de ritmos brasileiros).

O Diário de Olímpia acompanhou o evento, com transmissão ao vivo e reportagem:

O público, estimado em cerca de mil pessoas, pode presenciar uma paleta bem diversificada de músicas, passando da clássica à popular, da folclórica à tradicional, das internacionais e das brasileiras. O projeto tem o patrocínio exclusivo da PACAEMBU Construtora, com o apoio do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Cultura.

O primeiro grupo a se apresentar foi a Camerata de Violões. Com repertório popular e associado a voz, o grupo tem como foco principal trazer o fazer musical á vida dos seus alunos. O grupo apresentou músicas como Aleluia, O Sol e Como é grande o meu amor por você, e o público respondeu á altura, cantando junto.

O segundo grupo a se apresentar foi a recém criada Orquestra de Câmara. Com apenas 2 meses de ensaios o grupo apresentou peças estudantis.

Na sequencia, a Orquestra de Sinos apresentou o tema da Nona Sinfonia de Beethoven com os sino de metais, e a música Amazing Grace nos sinos de bambus.

O Grupo de Percussão demonstrou um dos principais ritmos brasileiros, o Maracatu de Baque Virado.

O Grupo de Teclados apresentou duas peças a quatro mãos, Aura Lee e Noite Feliz.

Na sequencia, subiu ao palco a Orquestra de Violas Caipira, apresentando suas principais canções caipiras, como “Lembranças”, “Menino da Porteira” e “Porta do [email protected], e assim contagiou o público e mostrou um grupo muito coeso, afinado e cheio de ponteios.

O Concerto de Natal foi finalizado com o Coral ABECAO, com a participação do Coral Adventista, com exclusivamente músicas natalinas.

Esta foi a primeira apresentação oficial do projeto AÇÃO CULTURAL ABECAO, em seu eixo musical. “O palco ficou pequeno para nossos grupos e alunos” declarou Rafael Rissi, coordenador técnico do projeto. Mais de 100 alunos participaram da apresentação.

A ABECAO também aproveitou a oportunidade e homenageou um dos seus principais apoiadores e sócio benemérito, o deputado federal Geninho Zuliani. Geninho vem se dedicando à causa da ABECAO há anos e é hoje um dos principais incentivadores.

Outro grande voluntário da ABECAO, o vereador e engenheiro Luiz SALATA, também esteve presente no evento, e representou toda a diretoria da instituição. A família Salata é criadora institucional da entidade há mais de 50 anos.

Para os próximos meses estão agendados já as exposições itinerantes da classe de artes plásticas da ABECAO, e outras apresentações musicais. E em maio de 2020 a instituição realizará seu grande concerto de encerramento do projeto.

A ABECAO transmitiu ao vivo nas redes sociais o evento:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here