Com o objetivo de orientar os munícipes e turistas sobre a utilização da Área Azul, a Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal divulga todos os pontos de vendas dos talões de Área Azul, bem como as normas para utilizar os estacionamentos da área central. A Área Azul, na Estância Turística de Olímpia, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A Área Azul está implantada em 23 quarteirões da área central, sendo que cada setor é de responsabilidade de um dos 16 fiscais que vendem os talões. O período de estacionamento permitido é de uma a duas horas, não sendo permitido o estacionamento por prazo superior a duas horas numa mesma vaga, mesmo com a troca de talão.

A obrigação da colocação do talão e do seu preenchimento correto é responsabilidade do motorista, havendo dúvida ou dificuldade no preenchimento, poderá ser solicitado o auxílio dos fiscais. Os Agentes de Trânsito e os Fiscais da Área Azul são capacitados para ajudar a população e esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem. Caso não encontre o Fiscal de Área Azul para adquirir o talão, a Prodem orienta que o usuário compre-o nas lojas conveniadas. No total, são 71 pontos de vendas.

A legislação municipal disponibiliza ainda vagas especiais ao portador de deficiência e com dificuldade de locomoção, sendo elas gratuitas. O Cartão de Deficiente é emitido pela Prodem e deve ser colocado dentro do veículo, em local visível.

Os idosos, a partir de 60 anos, também têm vagas reservadas dentro da Área Azul, mas de acordo com a lei federal 10.714/2003 (Estatuto do Idoso), não está isento do pagamento do talão de estacionamento. O idoso deve colocar o talão da Área Azul ao lado do Cartão de Idoso emitido pela Prodem. Lembrando que para a utilização dessas vagas (Idoso e Deficiente) é necessário o uso do cartão específico.

A Prodem orienta que estacionar na Área Azul sem o talão é infração de trânsito. Portanto, para estacionar nas vagas da área central de Olímpia, procure sempre colocar o talão de Área Azul para não sofrer penalidades.