DSC_4574Da Redação — O bispo diocesano de Barretos, também responsável pelas paróquias de Olímpia, Dom Milton Kenan Júnior, em sua Circular desta quarta-feira (11), concita as lideranças da Igreja Católica e os seus fiéis a lutarem contra o crime, o tráfico de drogas e, principalmente, contra a corrupção em todos os níveis, com destaque para a política brasileira. E, neste particular, quer que as paróquias voltem a formar, com vistas para as eleições do ano que vem, os grupos ‘Fé e Política’ para o cumprimento da Lei da Ficha Limpa.

E, para o dia 8 de dezembro, em todas as igrejas da Diocese, haverá uma ‘coleta especial em favor dos desabrigados da Síria e do Iraque’.

DSC_4569

“Uma das iniciativas que podemos assumir será: formar em nossas paróquias, os grupos de “Fé e Política”, com o objetivo de acompanhar a atuação dos prefeitos e das Câmaras Municipais, nas cidades que constituem a nossa diocese; a aplicação da Lei 9.840 (Lei da Ficha Limpa) e da Lei Complementar 135/10 (que atende a preceito constitucional e protege a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato, considerando a vida pregressa do candidato); a formação prévia e participação de agentes de pastoral nos Conselhos Municipais; e a participação das nossas comunidades no pleito eleitoral que ocorrerá no próximo ano. É importante considerar que a corrupção será extirpada com a ação consciente e organizada da sociedade. Será a medida que atuarmos neste campo, com passos firmes e com coragem, que veremos descortinar para nós um mundo justo e fraterno”, destaca o bispo em relação à política.

O CRIME, A CORRUPÇÃO

Na Circular, o bispo destaca que “o Papa Francisco dirige um forte apelo a todos os que pertencem a algum “grupo criminoso, seja ele qual for”, para que mudem de vida. Para eles, diz: “Não caiais na terrível cilada de pensar que a vida depende do dinheiro e que, á vista dele, tudo o mais se torna desprovido de valor e dignidade. Não passa de uma ilusão. Não levamos o dinheiro conosco para o além. O dinheiro não nos dá a verdadeira felicidade. A violência usada para acumular dinheiro que transuda sangue não nos torna poderosos nem imortais. Para todos, mais cedo ou mais tarde, vem o juízo de Deus, do qual ninguém pode escapar”.

“Estas palavras do Papa Francisco se aplicam aos que lucram com a venda de drogas, com o tráfico de pessoas, com a exploração sexual de jovens e crianças, com a indústria da morte que patrocina o aborto, a eutanásia, com a exploração desmedida da terra sem o cuidado com o solo, com o ar, com os mananciais e fontes de água. Não pensemos que se trate de realidades distantes de nós, mas estão muito próximas, embora de maneira velada.

franciscomarihuana

“Mas, Francisco dirige-se também “às pessoas fautoras ou cúmplices de corrupção”. Ele define a corrupção como “praga putrefata”, “pecado grave que brada aos céus, porque mina as próprias bases da vida pessoal e social”, “contumácia no pecado”, “obra das trevas”. Ele diz que “se não se combate abertamente [a corrupção], mais cedo ou mais tarde torna-nos cúmplices e destrói-nos a vida”.

“Este é o momento favorável para mudar de vida! Este é o tempo de se deixar tocar o coração. Diante do mal cometido, mesmo crimes graves, é o momento de ouvir o pranto das pessoas inocentes espoliadas dos bens, da dignidade, dos afetos, da própria vida. Permanecer no caminho do mal é fonte apenas de ilusão e tristeza”.

CAMPANHA DA SÍRIA

Em relação à campanha em favor dos desabrigados, Dom Milton “aproveita esta oportunidade para comunicar que o Papa Francisco escreveu a todos os bispos da América Latina para expressar seu apoio à Pontifícia Comissão para a América Latina que pede que no próximo dia 8 de dezembro se realize em todas as paróquias, uma coleta em favor das Igrejas do Iraque e da Síria.

siria-iraque

“Na Carta da Comissão para a América Latina, se diz que embora muitos cristãos tenham empreendido o caminho do exílio, muitos outros resistem heroicamente nas regiões de maior conflito e ameaça à presença dos fiéis cristãos, necessitando da ajuda da Igreja para poderem sobreviver! Trata-se, neste momento, de uma obra de misericórdia da Igreja da América Latina em favor da Igreja dos mártires!”

Quer ler mais e saber das atividades de todo o mês nas igrejas, inclusive na sua? Abaixo a íntegra da Circular: