Doze ciclistas de Olímpia partiram na madrugada desta segunda-feira (20) para o tradicional Caminho da Fé, rumo à Aparecida do Norte (SP). O trajeto terá cerca de 700 quilômetros. Mais 12 partirão na quinta (23) e os 24 se encontrarão na sexta (24) em Águas da Prata. Confira vídeo ao final do que os ciclistas encontrarão (e a chegada emocionante).

Às 5h, frei Anízio abençoou os ciclistas que partiram da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, que passará a ser Santuário no Dia da Padroeira (12 de Outubro),  com destino a Aparecida, percorrendo o Caminho da Fé.

São eles: Luis Fernando Haines, Bruno Luiz Lima, Edvaldo Aparecido Pereira, José Antonio Daroz, Luis Fernando Lago, Nilton Martins Garrido, Jaime Luiz da Silva, Mauro Lúcio Pimenta, Henrique Girotto Rodrigues, Higor Girotto Rodrigues, Luciano Marques Bruniera, Paulo César Avelino Novais, Fauler Marins Batista, Claudemir Luis Graton, Fábio Roberto Carucce, Gustavo Pompêo de Almeida, Érico Esmeraldo Monteiro, Matheus Gomes, Luiz Antônio Vicente, Luiz Vítor Vicente Júnior, Paulo Octávio Somilio Marchini, Ivonir Marchini, Marcos Antonio Marques, Marco Rogério Luppi e Gilmar Nogueira.

O Caminho da Fé é composto por 12 ramais – locais de onde se pode iniciar a trajetória do Caminho. Todos os ramais encontram-se no ramal principal que inicia-se em Águas da Prata. A partir daí o Caminho da Fé segue por apenas uma trilha até Aparecida.

São eles: Águas da Prata (ramal principal), Aguaí, Caconde, Centro Paulista, Dom Inácio João dal Monte, Franca, Mococa, Padre Donizetti, Ribeirão Preto, São Carlos Borromeu, Santa Rita de Caldas, Santa Luzia e Tambaú.

HISTÓRIA

O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura.

A ideia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho espanhol.

Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos. Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro e no princípio ajudado por outros amigos voluntários dentre os quais, Aparecida de Lourdes Dezena Cabrelon, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha.

Pedal de, no mínimo, 8 dias, muitas paisagens naturais, plantações, estradas de asfalto e subidas que provam a sua fé. Basicamente, o caminho que leva ao maior Santuário Mariano do país, é repleto dessas características.