A Tenda de Umbanda Caboclo Caramã e Pai Cesário, e a Associação Cultural e Social Caboclo Caramã e Pai Cesário, promovem neste domingo (27) a ‘Ibeijada Sobre Rodas’, devido à pandemia do novo coronavírus essa cerimônia religiosa – A Festa de Cosme e Damião 2020 – será realizada por live e ‘drive thru’ distribuindo sacolinhas de doces e bolo.

Eles são protetores dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos e dos enfermos.

A Tenda de Umbanda completa 53 anos de existência no dia 21 de outubro, atualmente conduzida pela babalorixá Mãe Gertrudes (Gê).

Mãe Gê

A Festa de Cosme e Damião (e Doum) começa no domingo às 15h com Live em Louvor a Cosme, Damião e toda ‘ibeijada’. E a partir das 16h, ‘Ibeijada’ sobrew rodas (Drive-Thru com entrega de doces e bolos).

A IBEIJADA

Ibeijada é a Legião das Crianças da Umbanda. Ela é liderada pelos santos Cosme e Damião e faz parte da linha dos santos ou linha de Oxalá. O termo Ibejada vem de Ibejis, Orixás gêmeos que foi sincretizado com todos os santos que também são irmãos, Cosme e Damião e Crispin e Crispiniano. Por isso no Brasil esses santos tornaram-se protetores das crianças, embora não tenham esse significado em outros países.

Ibeiji é o único Orixá permanentemente duplo. É formado por duas entidades distintas e sua função básica é indicar a contradição, os opostos que coexistem. Num plano mais terreno, por ser criança. A ele é associado a tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.

Também é comum a reverência a Doun que, às vezes, parece ao lado de Cosme e Damião como uma terceira criança menor que os gêmeos. Na África Doun é a criança que nasce logo após um par de gêmeos. Como estes são considerados muito especiais, o irmão que vem logo depois deles participa um pouco de seus poderes.

Apesar de serem espíritos muito brincalhões, como todas as crianças, as Ibejadas são poderosas e agem como anjos da guarda das pessoas. Como são muito próximas a Oxalá, que trata como seus filhos diletos, seus pedidos são sempre atendidos por todos os Orixás. Por isso, a Ibejada é uma das falanges mais consultadas na Umbanda.

A festa das Crianças é realizada um dia depois do dia de Cosme e Damião que é dia 26 de setembro. A força da festa de Cosme e Damião foi tão grande que muitos pensam que Cosme Damião, santos católicos é dia 27 de setembro.

A tradição das festas de Ibeijadas, levam as pessoas a fazerem promessas para as crianças e conseguindo o desejado, fazem 7 saquinhos com 7 doces sortidos e dar para 7 crianças pobres na rua. Isso se popularizou a tal ponto que os saquinhos se multiplicaram, os presentes se multiplicaram, e milhares de pessoas saem as ruas para “pegar doce” e muitos para dar doce e pagar suas promessas. Poucos são os que nunca ganha ou um saquinho de doce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here