A Semana Santa figura no centro do calendário das celebrações católicas,  evento central da fé cristã, o mistério da paixão-morte –ressurreição de Jesus. Aberta no Domingo de Ramos, a Semana Santa tem como elemento central o tríduo pascal que, de quinta a domingo, respectivamente, celebra a instituição da Eucaristia, a paixão e morte de Jesus e a noite e dia de Páscoa.

As comemorações da Semana Santa reúnem centenas de milhares de pessoas pelo mundo inteiro. No entanto, a pandemia coronavirus que tem como medida preventiva, a não aglomeração de pessoas deu á Semana Santa 2020 outro tom.

A Páscoa será celebrada normalmente, porém, sem a presença física dos fiéis nos templos. Desde as Igrejas os padres conduzirão as celebrações que, em sua maioria, serão transmitidas pelas redes sociais.

A Paróquia São José empenhando-se para que as pessoas não sejam privadas das atividades da Semana Santa, de forma criativa, tem motivado os fiéis a participar, desde suas casas, acompanhando a transmissão das celebrações pelas redes sociais da Paróquia.

Também, para cada ato da Semana Santa foi definido que os fiéis prepararem, em seus lares, sinais com significado sagrado, enquanto acompanham as transmissões.

No Domingo de Ramos os fiéis colocaram ramos nas portas e portões de suas casas.

Nesta terça-feira, às 20h, ocorrerá a VIA-SACRA, oração que memoriza os últimos passos de Jesus, da condenação á ressurreição.

O ato acontecerá em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade (Fraternidade e Vida, dom e compromisso), percorrendo quinze pontos da cidade de Olímpia relacionados ao tema.

Na quinta-feira, às 20h, a Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés. Os fiéis devem preparar um pequeno altar com um crucifixo e uma vela acesa.

Na sexta-feira, às 15h, a celebração da Paixão e Morte de Jesus. Os fiéis devem preparar um pequeno altar com crucifixo, vela acesa e um pano roxo.

No sábado, às 20h, a Vigília Pascal. Os fiéis devem preparar um pequeno altar com uma vela, uma vasilha com água e um pano branco.

No domingo de Páscoa, comemoração da Ressurreição de Jesus, como um presente a toda Olímpia e oração pelo fim da pandemia coronavirus, a Paróquia São José, representada pelo padre Ivanaldo Mendonça, fará um sobrevôo sobre a cidade com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e São José.

A imagem da padroeira do Brasil, réplica vinda do Santuário Nacional de Aparecida, e que deixa a Igreja Matriz de São José apenas para a caminhada da fé, no dia 12 de Outubro, extraordinariamente sairá para abençoar, como que num grande abraço, toda a cidade.

No domingo de Páscoa, às 19h, acontece a Missa de Páscoa. Os féis devem preparar um pequeno altar com vela, vasilha cm água, um pano branco e flores.

Todos os atos da Semana Santa, incluindo o vôo panorâmico sobre a cidade de Olímpia serão transmitidos pelas fanpage da Paróquia São José: facebbok.com/paroquiasaojoseolimpia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here