DA REDAÇÃO — A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia oficializou a homenagem a Renato Augusto Costa Neves, o Renatinho, um dos fundadores do Thermas dos Laranjais, que é hoje um dos parques aquáticos mais visitados do mundo. Com a assinatura de decreto municipal na última terça (8), o prefeito Fernando Cunha, denomina o prolongamento da Avenida Aurora Forti Neves como “Avenida Renato Augusto Costa Neves”, marcando o reconhecimento do município ao doador das terras que possibilitaram a construção do parque.

Renatinho, falecido em 2015 aos 82 anos, doou o terreno que tornou possível a realização do sonho de Benito Benatti de criar um parque aquático em Olímpia. Esse gesto foi essencial para que o Thermas dos Laranjais se tornasse um polo turístico de renome internacional, atraindo milhares de visitantes e impulsionando a economia local.

Em entrevista ao Diário, o prefeito Fernando Cunha expressou satisfação com a homenagem, destacando a composição simbólica das vias que interligam importantes nomes para o turismo de Olímpia. “De um lado, temos a Avenida Benatti, que homenageia a família que viabilizou o sonho do parque. No centro, a Avenida Aurora Forti Neves, principal via de acesso ao Vale do Turismo. E, agora, na outra ponta, o novo acesso Renato Costa Neves, que celebra a contribuição fundamental do Renatinho para a cidade”, disse o prefeito.

O reconhecimento a Renatinho vem após um embate em torno de outra homenagem aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo para o trevo de acesso a Olímpia, batizado de “Dr. Nilton Roberto Martines”.

A nomeação, conduzida sem consulta prévia com o município, foi motivo de desconforto para a prefeitura, que já havia planejado homenagear Renatinho. Cunha destacou que, “embora Dr. Nilton seja digno de reconhecimento, era importante cumprir com a intenção de valorizar a memória de Renatinho”.

Agora, com a Avenida Renato Augusto Costa Neves, o município perpetua o nome de um dos principais responsáveis pelo sucesso do Thermas dos Laranjais, um dos maiores símbolos de Olímpia e do turismo nacional.