Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho),  a secretaria de Assistência Social de Olímpia segue sensibilizando a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).

Segundo o Social, a orientação é para que caso o morador confirmar a situação de violência ou persistir a suspeita, deve comunicar ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho do Idoso, Ministério Público, Delegacia de Defesa da Mulher e a Delegacia de Polícia.

Os casos são acompanhados e identificada a violência, a situação será encaminhada aos órgãos responsáveis para providências de medidas protetivas e de responsabilização.

O setor ressalta ainda a importância da vítima procurar uma pessoa em que confie, falar sobre o que está acontecendo e ainda pedir ajuda a um profissional ou a um Serviço da Assistência.

Ainda como forma de incentivar o convívio social, o município oferece o Serviço de Convivência do Idoso, o Centro Dia do Idoso e trabalhos realizados nos equipamentos sociais, que visam à promoção do envelhecimento ativo, com qualidade de vida, estimulando a função protetiva da família.

Além disso, realiza ações integradas de combate à violência doméstica e institucional contra a pessoa idosa. No momento, os atendimentos presenciais estão suspensos devido à pandemia e à necessidade de proteção ao grupo de risco, mas o acolhimento continua disponível por telefone e para casos de urgência e emergência.

No município, o apoio é oferecido pelo CRAS I (3281-6204), CRAS II (3279-8306), CRAS III (3280-4690, CREAS (3281-6405), Centro Dia do Idoso (3280-4472), Centro de Convivência do Idoso (3279-7306), ou em um dos órgãos competentes já mencionados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here